São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Golpe fracassado levou à autonomia

Rússia conquistou o país no século 19

DA REDAÇÃO

O Uzbequistão conquistou sua independência em agosto de 1991, poucos dias após o golpe que tentou derrubar o regime reformista de Mikhail Gorbatchov na hoje extinta União Soviética.
Desde então, o país tem mantido laços econômicos e políticos estreitos com os países da antiga URSS por meio da Comunidade de Estados Independentes.
O domínio soviético na região foi herança da conquista russa, ocorrida no final do século 19.
A revolução comunista de 1917 e a guerra civil que se seguiu cortaram o controle de Moscou sobre a república da Ásia Central.
Só em 1925, a nova República Socialista Soviética do Uzbequistão se incorporou à União Soviética.
Durante o governo comunista, a região experimentou um rápido crescimento industrial que, no entanto, não alterou a base agrícola da economia.
Esse crescimento ganhou força durante a Segunda Guerra Mundial, com a transferência de indústrias pesadas da área européia ameaçada pelas tropas alemãs para a região asiática da URSS.
Entre as consequências do rápido desenvolvimento econômico está a degradação ambiental, representada pela redução do volume do mar de Aral.
A partir do governo Gorbatchov (1985), começou um movimento de reafirmação nacionalista nas diversas repúblicas soviéticas, entre elas o Uzbequistão.

Texto Anterior: Ruínas preservam a dignidade islâmica
Próximo Texto: Conquistas se revelam nas construções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.