São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebeldes e governo das Filipinas assinam a paz

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Rebeldes muçulmanos e o governo das Filipinas assinaram ontem, na capital Manila, um acordo que acaba com a guerra civil no sul do país. Estima-se que pelo menos 125 mil pessoas tenham morrido em 24 anos de conflito.
O presidente Fidel Ramos disse que a cerimônia marca o início de uma fase de prosperidades sem precedentes no país. Mas o líder rebelde Nur Misuari afirmou que o trabalho pesado para selar definitivamente a paz apenas começou.
"Seria inevitável uma nova guerra se o acordo não produzisse benefícios concretos para os muçulmanos das Filipinas (país de maioria cristã)", disse Misuari, líder da Frente Moro de Libertação Nacional.
O acordo prevê a criação de um conselho provisório para governar Mindanao (sul) até 1999, quando será realizado referendo para eleger um governo autônomo.

Texto Anterior: Arqueólogos podem ter encontrado coração de rei
Próximo Texto: Ieltsin discute questão tchetchena com seu premiê a aparece na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.