São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multimídia modifica a sistemática do Teste USP

ESPECIAL PARA A FOLHA

Estão sendo introduzidos testes específicos para as características multimídia, visando avaliar os computadores de uma forma mais coerente e abrangente.
Para a avaliação de transição, publicada nesta edição, foram utilizados dois programas: "Norton Utilities versão 8.0" e "WINCheckIt Pro versão 4.0".
O sistema de gerenciamento de energia foi desligado para evitar qualquer interferência.
O desempenho da máquina foi medido de dois modos.
1. Com o "Norton Utilities" (somente para o sistema operacional DOS), foram feitos testes para permitir a comparação com o desempenho de notebooks avaliados anteriormente. O sistema operacional "MS-DOS 6.22" foi carregado por disquete; em seguida, foi executado o aplicativo SYSINFO para coleta dos dados.
2) Com o "WINCheckIt Pro" (TouchStone Software Corporation - USA), foi medido o desempenho do computador com o sistema operacional "Windows 95". Essa medição será a única adotada nos próximos testes USP-Folha.
O desempenho do computador é analisado pelo "WINCheckIt Pro" nos dois modos de execução do "Windows 95": 16 e 32 bits.
Os resultados são apresentados na tabela de desempenho. Os valores são dados em "Checkmarks" (índice de desempenho calculado com base em vários testes diferentes) para cada item: processador, disco rígido, vídeo e CD-ROM.
O valor obtido no quesito processador é uma combinação do desempenho da Unidade Central de Processamento (UCP) com o desempenho do co-processador aritmético (FPU, sigla para unidade de ponto flutuante).
O valor apresentado no quesito disco rígido é uma combinação do desempenho de três características básicas: taxa de transferência, tempo médio de acesso e tempo de acesso trilha a trilha.
O valor obtido no quesito vídeo é uma combinação do desempenho das taxas de transferência direta e via Bios.
O valor obtido no quesito CD-ROM é a combinação do desempenho da taxa de transferência e do tempo médio de acesso.
A unidade de CD-ROM também foi submetida ao "CD-ROM MPC
Test", que avalia a conformidade do sistema com o padrão MPC.
Como o "WINCheckIt Pro" mede o desempenho da maquina com "Windows 95", que é um sistema dinâmico, o desempenho obtido varia para cada medição. Foram feitas dez medições de desempenho; como resultado final, foi escolhido o maior valor obtido.
A qualidade elétrica e mecânica foi avaliada por inspeção.
Para testar a bateria, usamos continuamente (até a bateria se esgotar) o programa "WordPad". O sistema de gerenciamento de energia estava acionado, e o processador estava na velocidade máxima.

Texto Anterior: TravelMate 6.020 tem bom desempenho, mas é caro
Próximo Texto: Saiba o que é o padrão MPC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.