São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
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Netscape quer Internet em TV e telefone

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

A Netscape, produtora do "Navigator" -o software de navegação mais popular da Internet- quer expandir a rede para aparelhos bem mais simples que computadores: televisões, videogames, telefones e até mesmo pagers.
Para isso, a empresa de Mountain View (Califórnia) anunciou, na semana passada, a criação da Navio Communications, uma aliança com as norte-americanas IBM e Oracle e com as japonesas NEC, Sony, Nintendo e Sega.
A Navio -cujo principal acionista é a própria Netscape- é dedicada à produção de software para a Internet, mas é diferente de sua "mãe" pelos aparelhos que mira para abrigar seus programas.
Apesar disso e de ser uma empresa independente, a Navio não está alijada do padrão "Navigator". Pelo contrário, a idéia é definir o padrão da Netscape para produtos ainda fora da rede.
Isso pode manter sua influência sobre a Internet, agora que seu "reinado" -que era absoluto- encontrou concorrente à altura, materializado pela última versão do Microsoft "Explorer".
Analistas de mercado calculam que, nos próximos cinco anos, 22 milhões de aparelhos plugáveis que não sejam microcomputadores serão vendidos, contra 80 milhões de PCs.
Apesar da influência que esse movimento pode despejar nas mãos da Netscape -que avisa que não abandonará o mercado de computadores-, a empresa rejeita o título de "nova Microsoft".
"Nós não temos ilusões. Não estamos tentando controlar nada. Tudo que fazemos é aberto", disse Jim Clark, presidente da Netscape, ao "USA Today".

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