São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicionário político chega em CD-ROM

DA REDAÇÃO

O objetivo do "Dicionário Parlamentar e Político", do jornalista Sa‹d Farhat, agora lançado em CD-ROM (R$ 69), é esclarecer dúvidas sobre funcionamento do Congresso e a elaboração das leis.
Seu público-alvo é formado pelas pessoas que lidam diretamente com o Parlamento e precisam conhecer o jargão político e as expressões regimentais.
O livro se distingue, portanto, dos anuários parlamentares escritos pelo próprio Sa‹d Farhat no final dos anos 80, que traziam biografias de deputados e senadores.
Trata-se, ainda, de uma obra radicalmente diversa do "Dicionário de Política", de Norberto Bobbio, que explica conceitos fundamentais da ciência política (poder, Estado contemporâneo, fascismo etc.) e é voltado para os cientistas sociais e historiadores.
Conteúdo da obra
Os verbetes sobre o funcionamento do Congresso formam o núcleo da obra, que contém ainda referências a alguns grupos e processos políticos (como abertura, Aliança Democrática, Centrão).
O primeiro dos 1.530 verbetes do "Dicionário Parlamentar e Político" é "abertura da sessão". É seguido por termos como "ab-rogação", "abstenção", "ação avocatória" e assim por diante.
Os verbetes são entremeados por comentários do autor, que foi presidente da Embratur no governo Ernesto Geisel e secretário de Comunicação Social do general João Baptista Figueiredo.

Texto Anterior: Cantor de karaokê encontra banda virtual em disquete
Próximo Texto: PhotoBrazil traz novo sistema para foto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.