São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesco usa Brasil como exemplo

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil é "garoto-propaganda" da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em campanhas de combate à violência na África e na Bósnia-Herzegóvina.
A tolerância racial, cultural e religiosa no país é considerada um exemplo para o diretor-geral da instituição, o espanhol Federico Mayor, 62. Ele chegou ontem ao Rio para entregar o primeiro prêmio "Prefeitos para a Paz" a Gloria Cuartas Montoya.
Prefeita de Apartado, na Colômbia, ela conseguiu formar um conselho comunitário há seis anos que diminuiu a violência na cidade, apesar da guerrilha e do tráfico de drogas. A seguir, os principais trechos da entrevista.
*
Folha - Qual a ação da Unesco para a paz?
Federico Mayor - Começamos já a trabalhar em situações de pós-conflito. Intervimos em El Salvador, Moçambique, Filipinas e na Bósnia-Herzegóvina. Temos também ações pré-conflito, no Burundi, por exemplo, para evitar uma confrontação étnica.
Folha - Como se resolvem conflitos étnicos?
Mayor - Não há melhor pedagogia que os exemplos. Tratamos, por meio das escolas, livros didáticos e meios de comunicação, de persuadir os cidadãos empurrados a uma situação de conflito.
Mostramos que há lugares, e o Brasil é um dos exemplos, como o Senegal, onde podem viver cristãos, muçulmanos, brancos e negros. A melhor maneira é utilizar os mesmos meios dos que incitam ao genocídio, como o rádio, por exemplo. Eu mesmo trabalhei como locutor.
Folha - Onde o sr. usou o exemplo do Brasil?
Mayor - Na África e na Bósnia. Porque o Brasil é uma referência tanto genética quanto cultural e religiosa. É um exemplo mundial de convivência e tolerância.
Folha - Mas não é paradoxal usar com exemplo um país com tanta violência urbana, de certa forma racial, como o Brasil?
Mayor - O Brasil tem que melhorar a distribuição de renda. Todos temos que fortalecer os sistemas judiciários para que sejam rápidos e eficazes, além dos sistemas de segurança.

Texto Anterior: Unimep antecipa vestibular e vai dar resultado em dezembro
Próximo Texto: Prefeitura de SP muda data e faz mostra de ensino antes da eleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.