São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BNDES terá linha especial para autopeças

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai criar uma linha de crédito especial do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para socorrer o setor de autopeças.
O ministro Antonio Kandir (Planejamento) disse ontem que os técnicos já estão finalizando o perfil da linha de financiamento que será usada exclusivamente para modernizar a indústria.
Essa medida atende às reivindicações da Força Sindical, que ameaçou fechar o Porto de Santos (SP) para barrar os produtos importados.
"O setor tem sofrido dificuldades e nós reconhecemos que é importante ajudá-lo", afirmou o ministro.
Os sindicalistas da central estiveram reunidos com o ministro ontem para pedir medidas emergenciais para conter o desemprego no setor.
Importação
Os trabalhadores vêm pressionando o governo a adotar medidas que ajudem a evitar o fechamento de algumas pequenas empresas.
Os trabalhadores queriam o aumento da alíquota de importação de autopeças de 2% para 18%.
O presidente da Força Sindical, Luiz Antônio de Medeiros, disse que as empresas estão fechando por causa da concorrência com os importados.
Somente em São Paulo, esta central calcula que 3.000 postos de trabalho são fechados a cada mês por causa da redução do II (Imposto de Importação) de 18% para 2%, que aconteceu em junho do ano passado.
"Mudanças de tarifas não estão em cogitação", respondeu o ministro do Planejamento.
No mês passado, tanto a CUT quanto a Força estiveram com os ministros Paulo Paiva (Trabalho) e Francisco Dornelles (Indústria, Comércio e Turismo) para pressionar o governo.

Texto Anterior: Balança deve ter déficit de US$ 450 mi
Próximo Texto: Bradesco e Real ampliam as operações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.