São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tendência da inflação neste mês é de queda, diz a Fipe

DA REDAÇÃO

A tendência da inflação é de queda também neste mês, diz Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe.
A taxa de setembro pode ficar abaixo do 0,23% de março -a menor desde a década de 70.
Nos últimos 12 meses a inflação foi de 13,86% em São Paulo, mas até o final do ano a taxa deve recuar para 12%.
Heron do Carmo prevê que já no segundo trimestre de 97 a taxa acumulada em 12 meses deverá estar em um dígito (abaixo de 10%), o que não ocorre desde a década de 50 nos índices de preços ao consumidor.
Os índices que acompanham os preços no atacado, como o IGP (Índice Geral de Preços) e IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), ambos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), já estão registrando taxas inferiores a 10% nos últimos 12 meses.
A inflação vai cair basicamente porque tarifas e contratos, que sustentaram a taxa nos dois primeiros anos do Real, não têm mais espaço para subir.
Os consumidores não estão incorporando novas rendas e não assimilam novos aumentos, diz o economista.
O economista da Fipe cita o exemplo do aluguel, o campeão de inflação no Real. A taxa acumulada em 12 meses ainda é elevada (56%), mas esse percentual ainda está contaminado pelas elevadas taxas do final de 1995.

Texto Anterior: Saiba o que é deflação
Próximo Texto: Efeito cola; Inimiga da perfeição; Afogada em dívidas; Casamento no mar; De perto; Valor estabelecido; Mais espaço; Depois da fusão; Na porta; Capital autorizado; Vôo na Bolsa; Amargo imprevisto; Porto seguro; No momento; No vermelho; Sem crise; Fuso horário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.