São Paulo, sexta-feira, 6 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descoberto novo modo de ataque do HIV

DA REPORTAGEM LOCAL; COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O vírus que causa a Aids infecta mais células do que os pesquisadores imaginavam.
Cientistas britânicos descobriram que o HIV também ataca as células CD8. Elas fazem parte do sistema de defesa do organismo contra infecções e, até agora, eram consideradas imunes ao vírus.
A descoberta pode ter consequências importantes para a pesquisa de meios de combate ao vírus que utilizem o sistema natural de defesa do organismo.
Peter Simmonds e equipe, da Universidade de Edimburgo (Escócia), que realizaram a pesquisa, ainda não sabem se as CD8 estão sendo destruídas pelo vírus.
"Se isso for verdade, mudará dramaticamente o modo como nós pensamos sobre como o HIV causa a Aids", diz o pesquisador.
O HIV invade as células de defesa para se reproduzir e acaba as destruindo. Até hoje, sabia-se que o alvo preferencial do vírus da Aids eram as células CD4.
Destruindo também as CD8, a devastação provocada pelo vírus no sistema de defesa seria maior, explica Simmonds, que está publicando seu estudo na revista médica britânica "The Lancet" desta semana.
As CD8 produzem substâncias chamadas quemoquinas. Acredita-se que essas proteínas, descobertas por Robert Gallo no ano passado, sirvam como "recrutas", chamando células de defesa para lutar contra o HIV, e que elas impeçam o vírus de entrar em algumas células de defesa.
Em outra má notícia para as CD8, divulgada na semana passada, uma equipe do Instituto Picower para Pesquisas Médicas (Nova York) mostrou que quemoquinas ajudam o HIV a entrar nos macrófagos -cuja função é "comer" invasores do organismo- e a se reproduzir dentro deles.
Simmonds analisou o sangue de 16 voluntários infectados pelo HIV, 8 dos quais já eram doentes de Aids. Descobriu não só que o vírus infectava as CD8, mas que, em muitos casos, a maior parte dos HIV estava nessas células.
Na maioria dos pacientes que ainda não haviam desenvolvido a doença, o vírus foi encontrado principalmente nas células CD4.
Mas em cinco dos oito doentes de Aids, a infecção das células CD8 representava entre 66% e 97% da carga viral total ("número" total de vírus no organismo).

Texto Anterior: Anúncio quebra tabu na Rússia
Próximo Texto: Uso de fotocopiadora pode afetar pulmão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.