São Paulo, sábado, 7 de setembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Instalação de Regina Carmona põe o povo no lugar do sagrado

Artista mostra fotos de anônimos na Capela do Morumbi

CASSIANO MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Gente do povo no lugar do sagrado. Esse é o tema da exposição que a artista plástica Regina Carmona mostra a partir de hoje na Capela do Morumbi.
A instalação "Quarenta e Dois" é composta por 32 imagens que Carmona registrou em viagem de 42 dias em Jerusalém.
São fotografias "de rostos e de cabeças de pessoas anônimas, colhidas ao acaso na cidade", alçadas por fios de náilon, sobre pequenas pedras brancas.
As imagens feitas por Carmona, digitalizadas e reveladas em sépia, dialogam com o tom terroso das paredes de taipa de pilão.
Dois pesados holofotes estão direcionados aos muros da capela, construção do século 19, restaurada pelo artista modernista Gregori Warchavchik, que este ano completaria cem anos.
Assim, ao mesmo tempo em que a artista faz uma reverência à "beleza silenciosa" do espaço em que expõe, cria uma sensação de que sua instalação ocupa o altar da capela.
É desse modo que Carmona gosta de criar. Suas exposições são concebidas de acordo com o espaço que vão ocupar.
A artista, que trabalha com materiais variados, desde ferro até argila, também coloca a escolha do processo técnico "a serviço das minhas idéias".
Na mostra "Vulgo", apresentada este ano, por exemplo, as ampliações de impressões digitais tentavam captar traços de pessoas comuns que passavam no local da exposição, na Galeria da Consolação.
A instalação "Quarenta e Dois" foi construída em torno de tema semelhante: "imagens fugidias", retratos de instantes de pessoas anônimas, que falam línguas diferentes, "vivem diferentes histórias e muitas vezes a mesma história".
Desse modo, Regina Carmona busca o instantâneo enquanto procura o que há de comum, de ordinário entre as pessoas.
As pedras espalhadas no chão remetem às construções de Jerusalém. Ao mesmo tempo, brincam com o fato de que "quem está na vida, está carregando pedras". (CEM)

Exposição: Regina Carmona - Quarenta e Dois
Quando: hoje, às 12h. Terça a domingo, das 9h às 17h. Até 30 de setembro
Onde: Capela do Morumbi (av. Morumbi, 5.387)

Texto Anterior: Ben Jor, Arnaldo Antunes e Barão tocam na mesma noite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.