São Paulo, sábado, 7 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação à atribuída aos rebeldes das Farc

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 21 militares morreram em ataques atribuídos pelo governo à guerrilha esquerdista Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Houve 25 mortes entre os guerrilheiros.
O incidente ocorreu em uma região afastada do Departamento (Estado) de Guaviare, 350 km a sudeste de Bogotá, a capital.
Segundo ele, os guerrilheiros atacaram um grupo de soldados do Exército que estava acampado na região. Há relatos de que 15 soldados teriam ficado feridos na ação.
Guaviare é uma das regiões afetadas por protestos dos plantadores de coca que já duram dois meses e que são responsabilizados pelo aumento da violência no país.
Os "cocaleros" se recusam a abandonar o cultivo da folha de coca voluntariamente. O governo acusa os guerrilheiros de estimular os protestos dos camponeses.
Em San Cayetano, cerca de 50 km ao norte da capital Bogotá, quatro policiais foram mortos em uma emboscada. Eles iam em socorro a um grupo de civis atacado por guerrilheiros.
Segundo informações do governo, dois rebeldes morreram no ataque.
Escalada
O conflito de mais de 30 anos entre governo e guerrilha tem vivido, nos últimos dez dias, um de seus períodos mais violentos. No fim-de-semana passado, ofensiva rebelde em diversos pontos do país deixou cerca de cem mortos.
Na base de Las Delicias (sul), as Farc, maior e mais antigo grupo guerrilheiro do país, deixaram pelo menos 27 mortos e tomaram cerca de 60 reféns.

Texto Anterior: Papa demonstra cansaço na Hungria
Próximo Texto: Ieltsin é pressionado a indicar substituto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.