São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Samba de uma nota só; Vai ou racha; Eleição bilíngue; Porta-voz 98 ; Washington treme; Ninguém tasca; Curto-circuito; Pressão alta; Sem muita fé; Morrendo de saudade; Factóide federal; Cobrança eleitora; Professor Parda ; Pura maldade; Xadrez de FHC; Até quando?; Drible de corpo

Samba de uma nota só
Um grupo de ministros acha desastrada a retomada pública do tema reeleição. O governo ainda não completou dois anos e já começa a discutir quem será o dono da cadeira no Planalto. Julga-se que isso provoca paralisia.

Vai ou racha
Um grupo governista, de perfil mais pefelista, acredita que o Planalto não pode esperar mais. Ou faz passar a reeleição até o fim do ano. Ou FHC pode esquecer o assunto e pensar nos dois anos de mandato restantes.

Eleição bilíngue
"Maire" (prefeito) virou "prefect" nos jingles em francês da campanha de Waldez Góes (PDT) em Macapá. É a tentativa de conseguir os votos dos eleitores que chegam da fronteira do Amapá com a Guiana Francesa.

Porta-voz 98
Embora negue, Dornelles (Indústria e Comércio) já tratou objetivamente da reeleição de FHC com governadores do PPB. Fala sempre em nome do Planalto. Diz que as coisas vão bem e que o presidente "está trabalhando".

Washington treme
O secretário-geral da OEA, Cesar Gaviria, pegou carona no avião que trouxe FHC da Bolívia. Durante a viagem, pediu algumas dicas sobre a melhor maneira de lidar com Itamar Franco. Para deleite do anfitrião.

Ninguém tasca
Certeza no PFL: Roseana Sarney será decisiva na decisão do pai sobre a reeleição. Ela é a favor. Só não quer disputar outra vez o governo do Maranhão. Quer ser vice na chapa de FHC.

Curto-circuito
Paulo Renato (Educação) e Jatene (Saúde) estão insatisfeitos com Kandir (Planejamento).

Pressão alta
Pelo menos 108 advogados dos credores do governo de São Paulo desembarcam em Brasília na quarta. De avião fretado. Vêm assistir o julgamento do recurso que Covas impetrou no STF para evitar a intervenção no Estado.

Sem muita fé
Paes de Andrade não esconde a ironia quando fala de Inocêncio Oliveira (PFL), seu adversário na disputa pela presidência da Câmara. "Só espero que ele vá com sua candidatura até o fim."

Morrendo de saudade
O Planalto não sabe o que fazer com Serra caso ele perca a eleição. Mas sabe o que ele vai querer: o Ministério da Fazenda. A torcida toda é para que ganhe.

Factóide federal
Incentivado pelo PFL, o Planalto cogita substituir Bresser (Administração) por Cesar Maia na reforma ministerial. Brinca-se que só um maluco poderia enfrentar o funcionalismo e fazer a reforma administrativa.

Cobrança eleitoral
A campanha de José Serra (PSDB) tem três títulos protestados no 2º Cartório de Santo André (SP). A empresa Propag cobra suposta dívida de R$ 65.695.

Professor Pardal
O diretor da Área Externa do BC, Gustavo Franco, foi apelidado no Planalto de "Tesouro da Juventude", nome de uma enciclopédia. "É porque ele é um sabichão metido a entender de tudo", diz um colega de governo.

Pura maldade
Piadinha que corre em Brasília: Luiz Carlos Santos (Coordenação Política) virou ministro do Emprego. De tantos que terá que distribuir para aprovar a emenda da reeleição de FHC.

Xadrez de FHC
O Planalto se transformou em um laboratório de hipóteses sobre reforma ministerial e reeleição. A cada nome cogitado, segue uma lista de prós e contras.

Até quando?
Maluf se saiu com esta quando um repórter o questionou sobre ataques que Erundina que lhe fez: "Não respondo ataque nem de homem, quanto mais de uma senhora. Vou fingir que não ouvi".

Drible de corpo
Pelé recebeu mais de 20 pedidos de candidatos para participar ou ceder sua imagem a campanhas. A maioria veio de tucanos. Recusou todos. O "Rei" não quer se envolver com eleição. Nem mesmo em Santos.

TIROTEIO
De Ivan Valente (PT-SP), sobre o depoimento de Malan e de Loyola na Câmara a respeito da liberação de tarifas bancárias:
- É um vergonha ver o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central repetirem os mesmos argumentos da Febraban para justificar um abuso.

Próximo Texto: Eleitor sofre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.