São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
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Campanha explicativa para votação ganha reforço a partir de hoje

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Numa corrida contra o tempo, a Justiça Eleitoral vai intensificar a partir de hoje a divulgação da urna eletrônica, a novidade das eleições municipais para 33% dos 100,1 milhões de eleitores.
A 25 dias da votação, as principais emissoras de TV aceitaram dobrar o tempo de veiculação dos anúncios publicitários sobre a votação informatizada, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Serão seis minutos diários.
A campanha da Justiça Eleitoral sobre a máquina de votar está no ar desde 6 de agosto, mas ainda não conseguiu transmitir segurança aos eleitores sobre a forma de operar a nova urna.
Nos últimos dias, o receio de aumento do número de abstenções ou votos nulos por dificuldade de uso da máquina provocou várias críticas sobre a fragilidade da campanha oficial.
A iniciativa de produção própria de campanhas publicitárias pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) praticamente não vingou.
No Rio e em São Paulo, os presidentes dos tribunais viraram garotos-propaganda em anúncios considerados pouco eficazes.
Campanha
Uma experiência bem-sucedida do TRE da Bahia será explorada pelo TSE para tentar aumentar o alcance de sua campanha publicitária sobre a urna eletrônica.
Nas duas semanas anteriores a 3 de outubro, as principais emissoras de todo o país vão veicular anúncios em que uma baiana típica, um matuto e uma velhinha moderna procuram desmitificar o uso da urna eletrônica.
Há um mês, o presidente do TSE, Marco Aurélio de Mello, vinha tentando acertar a ampliação do tempo diário de veiculação na TV com a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão).
Como as negociações estavam lentas, a assessoria do TSE fechou um acordo informal diretamente com diretores das principais empresas do país.
Haverá 20 inserções ao longo da programação diária, totalizando seis minutos. A lei eleitoral (nº 9.100) prevê apenas três minutos.
Voto nulo
A campanha oficial deverá entrar nesta semana na sua fase final, que mostra o voto passo a passo em quatro novos filmes para TV. Um deles ensinará indiretamente como fazer para anular o voto na urna eletrônica, ao informar o eleitor sobre esse risco.
O TSE mostra que, se o número for digitado errado, a foto do candidato não aparecerá na tela da máquina. O eleitor não deve apertar a tecla "confirma" e sim a "corrige", repetindo a digitação.
A Justiça Eleitoral informou ter gasto até agora cerca R$ 2 milhões com a campanha e treinamento de mesários. A votação será eletrônica em 57 cidades (capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores).
Foram repassados aos tribunais regionais R$ 800 mil para a montagem de estandes de exibição da máquina em locais públicos.
Os mesários começaram a ser treinados há 15 dias, segundo o TSE. O treinamento inclui vídeos e manuais que custaram R$ 430 mil.

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