São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista-97 inova para encher estádios

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Tudo, ou quase, por mais público. Esse poderia ser o lema da Federação Paulista de Futebol para o próximo Campeonato Paulista.
O presidente de entidade, Eduardo José Farah, criou várias inovações para tenta evitar que haja estádios vazios ou mesmo meio cheios, pelos menos nos jogos do times "grandes".
Farah pretende no último ano de Campeonato Paulista pleno -em 98, os principais times só entram na fase final- mostrar que esse Estadual pode ser um sucesso financeiro de espetáculo.
É a sua estratégia na sua disputa com o presidente da CBF, Ricardo Terra Teixeira.
Descontos
Nesse sentido, a principal novidade deste Paulista será a redução do preço dos ingressos -neste ano, a arquibancada custou R$ 10,00.
A redução pode vir de duas formas: ou paga-se menos pela entrada ou paga-se o mesmo e ganha-se em serviços.
"Em alguns estádios, o torcedor vai receber junto com o ingresso um tíquete para estacionar o carro, outro que vale um refrigerante e outro para o sanduíche."
A comida e a bebida serão entregues pelas empresas que comercializam esses produtos nos estádios (veja quadro abaixo). A negociação com elas ainda não acabou.
Seguro
O estacionamento será feito nas ruas próximas, se for fechado acordo com as companhias de trânsito de São Paulo e Campinas.
"Além disso, os carros terão seguro", acrescenta Farah sobre o que é ainda um projeto.
Na outra mão da operação caça-torcedor, Farah ameaça com punição aos clubes que não encherem seus estádios nos jogos contra Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.
"Esses jogos sempre passam na TV, ainda que em VT. Se o estádio está vazio, todos os torcedores que vêem isso se desmotivam para ir a um outro jogo. É preciso romper esse ciclo."
Para isso, a FPF vai exigir que o estádio esteja 80% cheio.
"Só não pode dar ingresso de graça. Quem quiser reduzir o preço não vai encontrar obstáculo." O preço mínimo, segundo ele, será de R$ 2,00.
Farah promete até apoiar a realização de shows musicais antes das partidas.
Para encher os estádios, ele decidiu até afastar a concorrência das TVs. No domingo, o jogo com transmissão será disputado em horário exclusivo.

Texto Anterior: Coritiba; São Paulo
Próximo Texto: O novo e o velho do Paulista-97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.