São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minas já foi mar

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Na era dos dinossauros, o mar invade o Brasil e chega até Minas Gerais. Deixa ali alguns animais microscópicos, de apenas uma célula. Passados 100 milhões de anos, eles reaparecem como fósseis.
Parece roteiro de filme de ficção, mas não é. O estudo de um pesquisador brasileiro e de um norte-americano concluiu que a atual região do Triângulo Mineiro foi coberta por águas marinhas durante um breve período do final da "era dos dinossauros", o Cretáceo.
"O carro-chefe da constatação de uma invasão marinha foi a descoberta de radiolários, que são animais exclusivamente marinhos", diz Dimas Dias-Brito, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro (SP).
Segundo ele, a invasão do mar nessa região teria durado pouco tempo. A rocha onde foram encontrados os radiolários, animais do mesmo grupo das amebas, é "fina". "Ainda não há nenhuma evidência de um 'pacote marinho' espesso abaixo e acima desse silexito (rocha). A idéia é que o mar teria se retirado rapidamente."
Outros tempos
Há cerca de 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, a África e a América do Sul estavam coladas.
Mas, entre 130 milhões e 110 milhões de anos, começou a se abrir uma fenda entre os continentes.
Com o alargamento dessa fenda, surgiu o oceano Atlântico, há cerca de 115 milhões de anos.
Entre esses dois momentos o mar invadiu o Brasil.
A idéia de que a região teria sido coberta pelo mar surgiu em 1991, quando a pesquisadora Senira Kattah encontrou evidências de que algumas rochas da região da cidade de Patos de Minas (Triângulo Mineiro), teriam radiolários.
Em 1995, Dias-Brito e Emile Pessagno, da Universidade do Texas, voltaram à região e confirmaram a descoberta de Kattah e classificaram os microfósseis. Eles estavam "presos" no silexito, um tipo de rocha conhecida popularmente como "pedra-fogo".

Texto Anterior: INFORMÁTICA; EDUCAÇÃO; A PALAVRA; FECUNDIDADE; ARQUEOLOGIA; TECNOLOGIA; DINOSSAUROS; BOTÂNICA; SAÚDE
Próximo Texto: 'Praia' mineira pode ter ficado no Pacífico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.