São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
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Como montar uma perfumaria?

Danilo Bueno (Americana, SP)
Uma loja média de perfumes pode ser montada em uma área de 25 m2 -espaço suficiente para a colocação de balcões de vidro para exposição, prateleiras, vitrines, uma prateleira para estoque e um pequeno escritório com banheiro.
O investimento inicial pode variar de acordo com os materiais empregados na montagem da loja e tipos de produtos. Na média, fica em R$ 15.000, com retorno estimado em 18 meses, dependendo do volume de vendas.
O empreendedor vai precisar de capital equivalente a três meses de custos fixos para manter a loja nos primeiros meses.
É preciso, em primeiro lugar, analisar o potencial da região, o ponto comercial, os concorrentes e os hábitos do consumidor.
Estude cada concorrente da região procurando desenvolver diferenciais para a sua loja.
Em vez de ter vendedores, a loja pode contratar consultores de beleza, que devem conhecer bem as características de cada produto, sugerindo a mercadoria que melhor se adapta ao cliente.
A loja deve ter um estilo próprio, atraindo apenas as pessoas que se identificam com o produto. Não misture, por exemplo, produtos populares com sofisticados.
Na hora da compra é importante compor um "mix" de produtos básicos (perfumes, hidratantes, xampus e sabonetes) e produtos diferenciados (máscaras, kits de tratamento e cremes).
Para a abertura, o empreendedor deve providenciar registro na junta comercial, secretaria da Fazenda e prefeitura -onde deve pesquisar exigências quanto a localização-, alvará de funcionamento, registro no INSS e sindicato.

Onde encontrar - Sebrae: 0800-78-0202; Starcenter: (011) 864-5344; Bio Inter: (011) 564-6324; Olver do Brasil: (011) 834-4656.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae, exclusivamente nesta seção.

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