São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
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TV digital cresce no Brasil e nos EUA

PATRICIA DECIA; MARIANA SCALZO
DE NOVA YORK E DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema DirecTV, da TVA, já instalou cerca de 2.000 miniparabólicas, desde o dia 25 de julho.
"Tínhamos uma lista de espera de 30 mil pessoas, estamos fazendo uma média de 400 instalações por dia, no Brasil todo", diz Jacques Wladimirski, 35, diretor geral da DirecTV.
O engenheiro Carlos Antônio Gianese, 40, foi o primeiro a receber o sistema em casa.
"Como moro em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, só poderia ter acesso a canais de TV paga por parabólica", diz Gianese.
Para instalar o serviço, o assinante deve pagar R$ 990 (pela antena e decodificador), R$ 150 (taxa de instalação) e uma mensalidade de R$ 53.
Segundo Wladimirski, o valor é o do preço do equipamento nos EUA, em torno de US$ 500, mais as taxas de importação.
"O decodificador é como um computador, tem um sistema de interação. Toda a nova tecnologia tem um preço elevado -como o celular e o computador há alguns anos", explica.
O Directv está transmitindo 48 canais com imagem digital(30 convencionais e 18 de "pay per view" -"pague para ver", você telefona para assistir a algum filme lançado recentemente).
"A qualidade dos canais é muito boa", mas Gianese reclama um pouco do preço.
"Realmente não é barato, mas fiz um orçamento para instalar a parabólica convencional e ficava muito mais caro."
O sistema Sky, da NetSat, chega ao mercado em primeiro de outubro, mas seu preço deve ser praticamente o mesmo da concorrente. A empresa prevê vender o equipamento a cerca de R$ 900 e ter uma mensalidade a partir de R$ 40.
Estados Unidos
As companhias que oferecem canais de televisão via satélite nos Estados Unidos cobram entre US$ 300 e US$ 600 por um ano de programação.
"Dish TV" e "Direct TV" concorrem com um disseminado mercado de televisão a cabo no país. Algumas cidades, como Nova York, enfrentam também a resistência de alguns prédios de apartamentos à instalação do equipamento de recepção.
Para concorrer com a televisão a cabo, oferecem uma maior variedade de canais. No caso da Direct TV, há 50 canais de "pay per view". Ainda entre os 175 canais oferecidos, há 30 emissoras apenas sobre esporte, transmitindo jogos de basquete, futebol americano, golfe, etc. Do total, há ainda 30 canais apenas de áudio.
A "Dish TV" também vende o equipamento de instalação. Atualmente, o preço foi reduzido, em uma promoção para US$ 199,00. Em contrapartida, é preciso pagar com antecedência por um ano de programação.
Já a "Direct TV" não vende o equipamento -cuja média de preço é US$ 500,00- e cobra parcelas mensais entre US$ 25,00 e US$ 40,00 pela assinatura.
(PATRICIA DECIA e MARIANA SCALZO)

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