São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996 |
Próximo Texto |
Índice
BMW com novo motor é bom na cidade
JOSÉ CARLOS CHAVES
O 328i (com motor de 2.800 cc) substitui o modelo o 325i (com motor de 2.500 cc), que era o mais bem vendido da marca alemã. Mais forte, o motor também contribui para aumentar o conforto na hora de dirigir em tráfego lento, pois não é necessário trocar de marchas a todo momento. Baixa rotação O único problema do novo propulsor é que, em rotações muito baixas (até 1.500 giros), falta ainda um pouco de mais força para deslocar com mais agilidade os seus 1.395 kg. Mas tudo isso muda a partir dos 2.000 giros. As respostas a um leve toque no acelerador tornam-se rápidas, e fazer qualquer manobra de ultrapassagem é uma moleza. Consumo Toda essa reformulação ajudou a reduzir em cerca de 5% o consumo de combustível. O 328i faz uma média de 8,6 km/litro na cidade e 12,8 km/litro na estrada (em velocidade constante de 120 km/h). O desempenho também não decepciona: velocidade máxima de 236 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, de acordo com os dados de fábrica. O nível de ruído é outro ponto positivo. Com o carro parado e os vidros fechados, é difícil perceber se o motor está ligado ou não. O conforto interno do carro é complementado por diversos equipamentos. O modelo avaliado pela Folha dispunha de revestimento em couro, regulagem elétrica dos bancos, ar-condicionado automático, computador de bordo, piloto automático, toca-fitas com toca-CD e teto solar elétrico. O carro custa US$ 89,5 mil. Por esse preço, o consumidor dispõe de airbag (bolsa de ar que infla em colisões) para motorista e passageiros e controle de tração, que evita a derrapagem das rodas. Entre tantas virtudes, alguns pequenos defeitos ainda atrapalham a vida do motorista. Para acionar a trava central no modelo de duas portas, por exemplo, é preciso acionar o pino que fica na extremidade da porta, quase atrás do banco. Um botão no painel evitaria o contorcionismo. A visibilidade traseira é prejudicada pelo pequeno espelho retrovisor interno e pelos apoios de cabeça no banco traseiro. Para um carro desse valor, a regulagem de profundidade do volante seria bem-vinda. O engate da ré também podia ser melhorado -está muito perto da primeira marcha. Durante o período de avaliação -sete dias e 610 quilômetros rodados-, a ré foi engatada acidentalmente duas vezes, quando na verdade se tentava engatar a primeira marcha. Próximo Texto: Acessório protege caçamba da picape Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |