São Paulo, segunda-feira, 9 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Levantar peso não inibe os pêlos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

* "Tenho 18 e queria saber se musculação em exagero pode inibir o crescimento de pêlos, já que dizem que ela pode diminuir a taxa de testosterona no corpo."
Resposta
Não existe nenhuma relação entre fazer musculação e ficar com menos pêlos no corpo. Isso parece conversa de vestiário de academia. Musculação em excesso não diminui a produção da testosterona, hormônio responsável pelas características sexuais masculinas, como pêlos, barba, massa muscular, etc.
A quantidade de pêlos do homem depende, além da testosterona, das características genéticas herdadas dos pais.
A única situação que pode, eventualmente, reduzir a produção da testosterona são as aplicações de anabolizantes -hormônios usados por algumas pessoas para acelerar a velocidade de crescimento da massa muscular.
Essas aplicações são perigosas e trazem riscos de atrofia e câncer dos testículos.
Musculação em excesso pode, por outro lado, trazer problemas de sobrecarga para o corpo, com risco de lesões em ligamentos, músculos e até ossos (coluna).

* "Tenho 14 e quero saber a forma correta de tirar a camisinha do pênis para evitar a contaminação pelas doenças sexuais."
Resposta
Boa pergunta. Para evitar as doenças sexualmente transmissíveis (inclusive a Aids) não basta saber colocar a camisinha, mas também como retirá-la.
A mucosa (fino revestimento interno) do pênis e da vagina é a parte dos órgãos sexuais mais suscetível às infecções. É fundamental protegê-la antes, durante e depois da ejaculação.
O ideal é retirar a camisinha quando o pênis ainda estiver em ereção. Assim, não há risco de o esperma sair para fora da camisinha e outros fluidos (líquidos da vagina) entrarem em contato com a mucosa do pênis.

Texto Anterior: Amor não é vacina contra tentação
Próximo Texto: Faça do seu quarto uma verdadeira fábrica de som
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.