São Paulo, segunda-feira, 9 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Marnie' é um mistério

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

O psicanalista Luiz Tenório Lima diz que "Marnie - Confissões de uma Ladra" (USA, 12h) é "bom cinema e má psicanálise".
Mas, para ser bom cinema, nesse caso, é preciso que ele aconteça à margem da psicanálise, ao contrário de outros tantos filmes de Hitchcock.
Todos os indícios, no entanto, levam a ela: a mulher cleptomaníaca, o marido que assume o papel de analista, o trauma infantil. No entanto, a beleza de "Marnie" é a de um melodrama. O rosto crispado de Sean Connery, o marido, o olhar claro, tenso e ausente de Tippi Hedren -por exemplo-, remetem a outra coisa.
Esses personagens estão ali, à nossa frente, carne e osso, mas seu espírito está sempre em outro lugar. O espectador é deslocado, incessantemente. A cena que vê não é a mesma que os atores vivenciam. O temor e a ansiedade que sente não coincide com os sentidos pelas figuras na tela.
É como se Hitchcock desmontasse a idéia clássica de identidade espectador-personagem. Ao menos isso é o que se pode sentir hoje em relação a este estranho filme, que a cada visão parece se transformar diabolicamente, sem nunca revelar de todo seus segredos.
(IA)

Texto Anterior: Busby Berkeley troca balés delirantes pela sensatez
Próximo Texto: Lou Reed evoca Velvet hoje em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.