São Paulo, segunda-feira, 9 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fãs de 'Arquivo X' se multiplicam na Internet

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
DA REDAÇÃO

A multiplicação dos fãs da série "Arquivo X" ameaça o reinado de "Jornada nas Estrelas", o seriado de ficção científica que há décadas lidera o "ranking" do número de seguidores no Brasil e no mundo.
Hoje, na Internet, é possível encontrar pelo menos 12 home pages brasileiras especializadas em "Arquivo X". Através do programa de busca "Cadê?" só são localizadas 7 páginas dedicadas a "Jornadas".
Nas grandes locadoras de vídeo de São Paulo, hoje em dia é maior a disponibilidade de episódios do seriado do que a de filmes da série "Star Trek".
Os aficionados das aventuras dos agentes Dana Scully e Fox Mulder também se reúnem em convenções. No mês passado, na última convenção dos "excers", em São Paulo, 400 pessoas ficaram do lado de fora do auditório Elis Regina por causa da superlotação.
Os internautas interessados em informações e serviços relacionados à série têm um prato cheio na rede mundial de computadores. Na home page "Federal X Files" (http://200.239.60.6/xfiles/xfiles.htm), de Brasília, é possível descobrir que a frase-tema do seriado, "The truth is out there" (A verdade está lá fora) já teve outras versões. Já foi "Deny everything" (Negue tudo) e "Trust no one" (Não confie em ninguém).
Na página do fã-clube do seriado, que se anuncia como "o site cuja existência é negada pelo governo", existe um espaço reservado a reclamações de telespectadores do canal Fox e da Rede Record.
O endereço mais interessante em português sobre o assunto é a página "The X Files Connection" (http://www.ppgonweb.com/thex -files/). Através de links com sites dos EUA, pode-se conhecer histórias em quadrinhos dos episódios, ver fotos sensuais de Gillian Anderson (atriz que faz o papel de Dana Scully) e também fazer encomendas on-line de camisetas, bonés, chaveiros, pins e outras quinquilharias relacionadas ao seriado.
Para quem não está conectado à Internet, mas dispõe de um computador dotado de fax modem, a alternativa é conectar a BBS Para Fãs do Inexplicável (tel. 011 573-5901). Lá, é possível trocar mensagens, assistir a vídeos de 15 segundos sobre o seriado produzidos pela própria Fox e participar de bate-papos sobre ufologia, paranormalidade e outros "fenômenos inexplicáveis", como define seu criador, o analista de sistemas Marcelo Aizenstein Furman Calbucci, 24. "Em três meses de funcionamento, já temos mais de mil usuários", festeja Calbucci.
(FMC)

Texto Anterior: Os vencedores de Veneza 96
Próximo Texto: Diretor da Souza Cruz defende o fumo na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.