São Paulo, segunda-feira, 9 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Okinawa vota contra bases dos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um referendo realizado ontem na ilha de Okinawa (Japão) indicou que 89% da população é a favor da redução da presença militar dos EUA na região.
O referendo foi realizado um ano depois que uma menina foi violentada por três militares de uma das bases dos EUA, caso que reavivou o mal-estar causado pela presença norte-americana em Okinawa.
As ilhas que compõem a prefeitura de Okinawa foram invadidas e capturadas pelas tropas dos EUA no fim da Segunda Guerra e permaneceram sob o controle norte-americano até 1972.
Mais de 75% das bases militares dos EUA no Japão localizam-se em Okinawa, que abriga mais da metade dos 47 mil soldados americanos estacionados no país.
Os secretários da Defesa e os ministros das Relações Exteriores do Japão e dos EUA se encontrarão no próximo dia 19 em Washington para discutir detalhes de um plano para reduzir em 20% as bases militares dos EUA em Okinawa.

Texto Anterior: Ataque mata um soldado em Chipre
Próximo Texto: Israel anuncia encontro de paz com Arafat; Diana é cortejada por publicidade americana; Europa adia decisão sobre Helms-Burton; Eleições no Líbano transcorrem em calma; IRA pode anunciar novo cessar-fogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.