São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renato G

JUCA KFOURI

Renato Gaúcho nunca foi uma pessoa que primasse pelo equilíbrio. Ao contrário, sempre adorou uma boa confusão. Bateu em jornalista, brigou em bar, disse que mulher gostava mesmo de apanhar, e até emprestou dinheiro para o Fluminense.
Ao mesmo tempo, sempre foi um exímio jogador e fez sucesso em quase todos os clubes que defendeu, além de poucas, e boas, participações na seleção brasileira.
Dispensado por Telê Santana por indisciplina da seleção que disputou a Copa de 1986, no México, jurou ódio eterno ao treinador até que, quase dez anos depois, fez as pazes com ele publicamente, na beira do gramado antes de enfrentar o São Paulo no Morumbi.
Agora, no entanto, Renato Gaúcho extrapolou. Seu convite para que Telê Santana participasse da preleção aos jogadores do Flu que jogaram contra o Inter, e para que fosse às Laranjeiras ver a partida, foi desses gestos que surpreendem pela sensibilidade. E que revelam do que são capazes pessoas tão emocionais como Renato Gaúcho. Até beijo na testa de Telê ele sapecou. Depois de completar 34 anos ontem, o gaúcho merece novo apelido. Renato Generoso, eis o que ele é.
*
A preocupação da Fifa com a exploração de menores pelo mundo afora na fabricação de bolas nasceu de uma reportagem da revista norte-americana "Business Week". Publicada na última semana de julho, a reportagem mostra as péssimas condições de trabalho impostas aos trabalhadores asiáticos da Nike, a futura patrocinadora da CBF. "Just Do It"?
*
O Joinville foi decidir o título catarinense em Chapecó e a torcida local não deixou o time visitante dormir a noite inteira.
Numa atitude inédita e corajosa, o time de Joinville resolveu voltar para casa sem jogar.
E não é que a Justiça esportiva de Santa Catarina não só não declarou a Chapecoense campeã por W.O. como ainda mandou realizar a decisão no próximo dia 17?
A esperança ainda vive.
*
Por mais que, por motivos óbvios, seja meio constrangedor informar, informo: há meses o "Cartão Verde" lidera, disparado, a audiência dos programas do gênero.
*
A campanha corintiana já é boa. Imagine quando começar a jogar bem...

Texto Anterior: Colegas; Números, números...; ...e mais números; Ops!
Próximo Texto: Torcedor de clássico pagou 50% a mais por entrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.