São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afro-sambas ganham nova roupagem

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Quando Baden Powell e Vinícius de Moraes (1913-1980) compuseram os afro-sambas, em 1962, o Brasil vivia a novidade da bossa nova. Nascia assim, de uma regressão ao passado cultural da Bahia, o musical que agora ganha nova roupagem na voz da cantora Monica Salmaso e nos arranjos para o violão de Paulo Bellinati.
Lançado pelo selo Atração, o álbum "Afro-Sambas" demorou dois anos para ser concluído e será mostrado nesta semana em shows no Vou Vivendo e no Supremo Musical, em São Paulo, antecedendo uma pequena temporada nos Estados Unidos.
"A idéia surgiu em 92, quando conheci os afro-sambas enquanto gravava um disco com Eduardo Gudin", disse Monica, que já trabalhou com Chico Buarque, Gal Costa e Edu Lobo.
Os afro-sambas de Baden e Vinícius compõem um conjunto homogêneo de 11 músicas que fundem sambas-de-roda, sambas-canção e pontos de candomblé. Os temas referem-se à religiosidade baiana. A inspiração temática e musical para a obra veio de uma viagem que Baden fez a Bahia na década de 60.
Novos arranjos
Originalmente, os afro-sambas reuniam vários tipos de percussão, sopro e violão. Bellinati traduziu os sinais dos instrumentos para o violão e reviu os arranjos da época. "Eles eram datados, tinham tudo a ver com a bossa nova", diz Monica.
O resultado é um disco moderno, que traz citações sonoras contemporâneas, do jazz e da world music. "Na verdade é um concerto", afirma Monica, que diz ter o perfil para interpretá-lo. "Estas músicas têm a ver com a minha voz, escura."
Segundo ela, os afro-sambas foram concebidos para consumar um dueto entre voz e violão. "O disco é muito livre, foi feito ao vivo, por isso a espontaneidade do encontro entre as cordas e a voz."
O disco foi gravado entre maio e agosto de 1995 e masterizado nos Estados Unidos.
Em outubro de 95, Monica e Bellinati fizeram shows no Supremo, em São Paulo, mostrando este repertório. "De lá para cá, demos um trato no trabalho e aperfeiçoamos alguns arranjos", diz Monica, que se prepara para voltar ao estúdio para gravar um disco solo.
Já é a terceira participação dela em discos de parcerias. Gravou com vários artistas o CD "Canções de Ninar", em 94, e "Eduardo Gudin & Notícias do Brasil", em 92.
Já Paulo Bellinati gravou três discos -todos fora do país- entre eles, uma releitura do trabalho de Garôto.

Show: Afro-sambas
Com: Paulo Bellinati e Monica Salmaso
Onde: Vou Vivendo (av. Pedroso de Moraes, 1.017, tel. 211-3775)
Quando: hoje e amanhã, às 22h
Quanto: R$ 15
Onde: Supremo Musical (r. Oscar Freire, 1.000, tel. 852-0950
Quando: de quinta a domingo, às 22h
Quanto: R$ 15

Texto Anterior: Principais endereços
Próximo Texto: Violão ajuda interpretação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.