São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996 |
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Jornal melhora desempenho na escola
DANIELA FALCÃO
Os estudantes envolvidos em programas que utilizam a TV como suporte didático tiveram resultado nos testes semelhante ao dos alunos que só dispõem de livros didáticos. Pelo menos 700 jornais norte-americanos desenvolvem hoje programas de incentivo à leitura de notícias em sala de aula -os chamados NIE (News in Education). O pioneiro foi o "The New York Times", que começou a distribuir exemplares nas escolas em 1932. Segundo Rene Gunter, gerente de Programas Educacionais da Newspaper Association of America, apenas 19,9% dos norte-americanos entre 6 e 14 anos lêem jornais frequentemente. "Os programas de incentivo à leitura de jornais nas escolas são importantes não só porque garantirão um público leitor no futuro, mas porque melhoram o desempenho dos alunos em leitura e redação e os tornam mais bem informados", afirmou. Gunter veio a Brasília participar do 3º Congresso Internacional de Jornal na Educação, promovido pela ANJ (Associação Nacional de Jornais). Caso brasileiro No Brasil, há 28 jornais desenvolvendo programas desse tipo em 13 Estados e no Distrito Federal. Anualmente, são atingidos 2,2 milhões de alunos em 6.500 escolas de 1º e 2º graus das redes pública (municipal e estadual) e privada. No Brasil, os programas de incentivo à leitura são financiados pelos próprios jornais, que distribuem os exemplares de graça. As empresas jornalísticas fornecem orientação pedagógica ao professor, para que ele saiba como utilizar o material. Os alunos também visitam a redação dos jornais e participam de eventos culturais patrocinados pelas empresas (lançamentos de filmes e exposições, debates e peças teatrais). O programa da Folha de incentivo à leitura em sala de aula, o "Folha Educação", foi implantado em maio de 1993 e já atendeu 700 escolas, 3.800 professores e 1,2 milhão de alunos de 1º grau das redes pública e particular. O "Folha Educação" abrange as cidades de São Paulo e Santos. São distribuídos diariamente 49 exemplares completos da Folha. Três vezes por semana, também são distribuídos 13,54 mil exemplares com defasagem máxima de quatro dias. Além do jornal, os professores recebem caderno com sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Texto Anterior: Simpósio debate futuro dos cartórios Próximo Texto: Patrocinadores viabilizam programas Índice |
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