São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Mostra traz judeus negros

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O fotógrafo Rogério Randolph, 32, inaugura hoje uma mostra que traz fotos dos judeus negros, pela primeira vez fotografados na cidade de Dimona, ao sul de Israel, no deserto de Negev.
Segundo o fotógrafo, a comunidade é formada por descendentes de escravos norte-americanos, que, mesmo convertidos ao cristianismo, mantiveram as tradições judaicas.
Em 1967, influenciados por Marcus Gavey, líder negro jamaicano, se estabeleceram em Israel. Vegetarianos, viajam pelo país cantando hinos religiosos.
Em contraposição aos alegres negros judeus, Randolph fotografou a comunidade chassídica do bairro Mea Shearin, em Jerusalém. "Eles não têm aparelhos de TV e nem lêem jornais", diz.
A mostra comemora os 3.000 anos de Jerusalém.

Exposição: Filhos da Luz Onde: galeria Fotoptica (r. Cônego Eugênio Leite, 920, tel. 280-5480) Quando: hoje, às 19h30; de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; até 4 de outubro Entrada: franca

Texto Anterior: Mostra reúne 'Águas-Vivas' de alabastro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.