São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chega nova safra de educativos

Softs têm música e animação

GISELE RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um sótão cheio de objetos curiosos e encantados. Poesias que ensinam a contar, ler e criar. Uma viagem ao redor do mundo e um enigma a resolver.
Esses são os temas de alguns dos CD-ROMs da nova safra de programas educativos que está chegando ao mercado.
"Brincando no Sótão da Vovó", da Softkey, indicado para crianças de 3 a 6 anos, é um exemplo. Cheio de tranqueiras, fantasmas, bichinhos e brinquedos que ninguém mais quer, o tal sótão é um convite ao sossego -dos pais e dos filhos.
Cada objeto esquecido no sótão traz uma atividade (leitura, ortografia, alfabetização, matemática e desenho) ou uma surpresa (animações). Dê um duplo clique com o mouse sobre o objeto escolhido para ver o que aparece.
Português errado
O palhaço Tic-Tac guia o visitante nas atividades e aparece sempre que o usuário encontrar alguma dificuldade.
"Brincando no Sótão da Vovó" está totalmente em português, o que facilita a compreensão dos joguinhos do programa. No entanto comete alguns erros.
A certa altura da brincadeira, o palhaço Tic-Tac fala "leve ela". Tudo bem que crianças e até mesmo adultos falem assim. Mas um programa que se propõe a ser educativo deveria ter mais cuidado.
"Letrinhas Eletrônicas", da Companhia das Letrinhas, é outro bom título disponível, com várias atividades e jogos. As surpresas começam na embalagem bem cuidada, com confetes coloridos incrustrados na caixinha do CD.
O programa traz a versão eletrônica dos livros "Um Número Depois do Outro", de José Paulo Paes e Kiko Farkas, "Bem-Te-Vi e outras Poesias", de Lalau e Laura Beatriz, e "Aviãozinho de Papel", de Paulo Azevedo.
É possível escolher entre brincar em inglês ou em português. Qualquer que seja a opção, o usuário fica preso ao micro durante horas.
Em "Um Número Depois do Outro", a criança aprende a fixar a sequência dos números e a ler as horas por meio de poesia e de bichos estrambólicos.
Quando a opção Sair é escolhida, aparece uma animação com o número zero. "Ei, eu sou o zero, esqueceram de mim? Tchau!", diz.

Texto Anterior: Saiba quem está por trás da Internet
Próximo Texto: Jogos dão a volta ao mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.