São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diferenças entre fax/modems

* "Quais são as principais características das placas fax/modem US Robotics Sportster Vi DSVD e US Robotics Courier V. Everything? Os dois modelos permitem conexões a 33,6 Kbps? Toda a linha Sportster Vi DSVD e o modelo USR Courier V. Everything "flashable" permitem que atualizações (firmware updates) sejam feitas via software, sem a necessidade de aquisição de hardware adicional? A capacidade do modelo Sportster Vi DSVD de transmitir voz e dados simultaneamente é afetada pela baixa qualidade das linhas telefônicas brasileiras?" Ricardo e Leandro Collares (via Internet)

Resposta
O Sportster Vi DSVD é um modem (aparelho que transmite dados pela linha telefônica) que suporta compreensão de voz por hardware e o padrão DSDV para essa transmissão.
O Courier V. Everything é um modem mais parrudo, que, como o nome diz, deve suportar todos os protocolos de comunicação em uso no mercado. O Courier também pode transmitir ou receber uma tarefa de cada vez ou ambas ao mesmo tempo.
Os dois modelos possuem versões de 33,6 Kbps e podem ser atualizados por programas. Apenas a linha mais nova do Sportster e do Courier possuem esse recurso.
A capacidade de transmitir dados e voz é afetada pela qualidade da linha telefônica em que o aparelho esteja conectado. Mas a US Robotics tem a reputação de conseguir ótimas taxas de transmissão com o sistema telefônico brasileiro.
Esses modems possuem um conjunto de circuitos eletrônicos, que, da mesma forma que a placa de som do micro, converte os sinais de áudio captados pelo seu microfone em sinais digitais.
Esses sinais são adicionados aos dados que estiverem sendo transmitidos no momento. As informações são transmitidas simultaneamente. Durante a transmissão dos arquivos você poderá conversar com a pessoa do outro lado.
Os dois modems devem obedecer ao padrão DSVD. Também é possível falar com modems não-DSVD, mas será necessário usar aplicativos de compartilhamento de não-voz, como o programa "I-Phone".
Também é possível gravar sua voz com o programa que acompanha a placa de som e transmitir o arquivo gerado pelo modem. Seria um telegrama falado, que, em vez de utilizar uma fita cassete, utilizará um arquivo de som.
Para a transmissão de voz, não é necessário ter duas linhas telefônicas. A qualidade de som será inversamente proporcional ao desempenho. Quanto maior a qualidade, menor será a quantidade de dados transmitidos juntos.

Texto Anterior: Como fazer para configurar o teclado
Próximo Texto: Troca de discos não funciona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.