São Paulo, quinta-feira, 12 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Nova data; Mais um complicador; Duro na queda; Uísque paraguaio; Milhões de motivos; Fio da navalha; Indigestão garantida; Em campanha; Lista de anjinhos; Sem panos quentes; Efeito colateral; Filme antigo; Choro peemedebista; Armando o lobby; Base malufista; Raspando o tacho; Balanço estadual; Falando de saúde; Acerto final

DE PEDRO SIMON (PMDB-RS), SOBRE A EMENDA DA REELEIÇÃO:

Nova data
FHC e seus aliados avaliam que só em janeiro conseguirão votar a emenda da reeleição, em convocação extraordinária. Concluíram não haver saída para fazer PMDB e PPB tratar do tema neste ano, apesar da pressão.

Mais um complicador
Como FHC diz que "reeleição é assunto do Congresso", seria constrangedor o governo convocá-lo extraordinariamente em janeiro. Quem convoca faz a pauta. A missão será dos presidentes do Senado e da Câmara.

Duro na queda
Aumentará o cacife de Sarney no tema reeleição, pois os presidentes da Câmara e do Senado têm que convocar o Congresso conjuntamente. Luís Eduardo Magalhães o fará de bom grado. Já Sarney será mais difícil.

Uísque paraguaio
Comentário ontem no Congresso que fez um senador baiano gargalhar: "Sérgio Motta, o ACM que não deu certo".

Milhões de motivos
Gilberto Miranda, que vai para o PFL, já pediu a Jader Barbalho, líder do PMDB, que o tire da presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Fio da navalha
Esperidião Amin (PPB), que fica de pára-raios entre FHC e Maluf, diz que principal missão hoje é "salvar a unidade do partido", ameaçada pela reeleição.

Indigestão garantida
Candidatos à presidência da Câmara, Michel Temer e Paes de Andrade, do PMDB, tomam hoje juntos o café-da-manhã.

Em campanha
Serjão encontrou Michel Temer e brincou, referindo-se à sucessão na Câmara: "E, aí, presidente, tudo bem?". O líder do PMDB emendou: "Vai falando, que o pessoal se acostuma".

Lista de anjinhos
Com a presença de d. Paulo Evaristo Arns, a Cúria de São Paulo divulga no dia 13 a relação de candidatos a vereador que se comprometeram a não mentir e a não comprar votos.

Sem panos quentes
Os militares não aceitaram a desculpa do Planalto, de que a decisão sobre Lamarca foi exclusiva da comissão dos desaparecidos. Dizem que o governo assessorou e orientou. Culpam diretamente FHC pelo resultado.

Efeito colateral
O fantasma de uma crise militar permeou as conversas no Congresso. Os mais preocupados eram os articuladores da reeleição, apreensivos com o desgaste de FHC junto à caserna.

Filme antigo
Militares da ativa e da reserva programam uma série de manifestações contra a decisão da comissão dos desaparecidos, que reconheceu a culpa do Estado na morte de Carlos Lamarca. A partir de hoje, no Rio de Janeiro.

Choro peemedebista
Geddel Vieira Lima (BA) diz que o PMDB está insatisfeito com José Luiz Portella, indicado por FHC para a Secretaria-Executiva dos Transportes: "Não está no seu devido lugar e cria problemas para o partido".

Armando o lobby
O Fura-Fila, proposta de Pitta (PPB) para o transporte, será debatido dia 19 no Instituto de Engenharia de São Paulo. Com técnicos e representantes de empreiteiras, bancos e empresas da área de transportes.

Base malufista
A Executiva do PPB cravou ontem que elegerá, pelo menos, 800 prefeitos. Hoje tem 575.

Raspando o tacho
O cofre de Erundina está vazio. Já não há mais bandeiras para distribuir durante carreatas.

Balanço estadual
Para dar discurso aos tucanos paulistas na eleição, o PSDB distribuirá 20 mil cartilhas sobre feitos da gestão Covas. A iniciativa foi do vice, Geraldo Alckmin.

Falando de saúde
A apresentadora de TV Doris Giesse aparece hoje, grávida de gêmeos, dando apoio a Pinotti (PMDB) no horário eleitoral.

Acerto final
O presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, se reúne amanhã com todos os TRE's.

TIROTEIO
- Em tese, sou a favor. Mas fiquei assustado após ver o governo tratar do assunto com reuniões na casa de Newton Cardoso. Vou ter que reconsiderar.

Próximo Texto: Gandhi à brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.