São Paulo, quinta-feira, 12 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metade da área rural do país está em 2% das propriedades

Existem no Brasil 75 imóveis com mais de 100 mil hectares

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Cerca de metade da área dos imóveis rurais do Brasil está concentrada em menos de 2% das grandes propriedades. Nesses imóveis, 62,4% da área não é produtiva e pode ser desapropriada para reforma agrária.
O perfil da concentração e produção consta do Atlas Fundiário Brasileiro, lançado ontem pelo ministro Raul Jungmann (Política Fundiária).
Segundo o atlas, as grandes propriedades somam 42 mil imóveis com área igual ou superior a mil hectares. Juntos, eles têm 165,7 milhões de hectares, quase sete vezes o tamanho do Estado de São Paulo.
Só existem no país 75 imóveis com mais de 100 mil hectares, a maior faixa de concentração. Eles têm 24 milhões de hectares, 11 vezes o Estado de Sergipe.
O atlas afirma que a concentração de terras no país permanece quase imutável há 56 anos. O dado se baseia em levantamentos feitos em 1940, 1966, 1978 e 1992.
"Isso mostra que não houve reforma agrária", disse Eduardo Freire, diretor de Cadastro do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
O atlas aponta que 28,3% da área total dos imóveis rurais declarada em 1992 está classificada como produtiva.
As maiores áreas improdutivas estão no Amapá (95,11%) e no Amazonas (90,78%).

Texto Anterior: Decisão do STF favorece SP, mas não elimina risco de intervenção
Próximo Texto: Governo de Sergipe solicita moratória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.