São Paulo, quinta-feira, 12 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho de Mapplethorpe é vetado em galeria inglesa

IGOR GIELOW
DE LONDRES

Uma galeria de Londres censurou fotos de uma exposição do norte-americano Robert Mapplethorpe que vai estrear na semana que vem.
O fotógrafo, morto em decorrência de Aids em 1989, se notabilizou por fotos consideradas chocantes.
Entre seus temas, sexo homossexual, sadomasoquismo, e práticas sexuais pouco ortodoxas foram frequentes.
"Helmut and Brooks", por exemplo, retrata dois homossexuais praticando "fisting" (o punho é introduzido no ânus do parceiro).
Mas o cerne da censura, determinada anteontem, é a foto "Rosie". O trabalho, de 1976, traz uma menina de cinco anos nua e com as pernas abertas.
A galeria Hayward, que está organizando a mostra, resolveu mostrar todas as fotos para policiais do departamento que trabalha com crimes relativos a pornografia.
Chegou-se a um acordo que a exposição de "Rosie" seria inadequada, em especial devido ao escândalo sexual na Bélgica -no qual um condenado por pedofilia em liberdade condicional abusou e matou diversas crianças.
Segundo a galeria, a foto em si não é ofensiva.
"O problema é que o atual momento é sensível à exposição de imagens infantis. No mais, o trabalho não é o principal de Mapplethorpe", explicou-se em nota à imprensa.
"Os trabalhos gráficos envolvendo sadomasoquismo são provocativos, mas apenas demonstram sua (de Mapplethorpe) fascinação com o corpo enquanto um local de prazer, humilhação e dor", afirmou a curadoria em nota à impressão.
Para a ChildLine, entidade que cuida de crianças que sofreram abuso sexual, a exposição deveria ser banida."Isso tudo é horrível, degenerado", disse Esther Rantzen.

Texto Anterior: Flávia Ribeiro faz novo desenho da natureza com flores do jardim
Próximo Texto: Marilyn Horne liga voz ao marketing
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.