São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
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Rodovias terão 'lombada eletrônica'

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) vai instalar, até o final do ano, 18 "lombadas eletrônicas" nas rodovias Anchieta, Imigrantes, Pedro Taques, Padre Manoel da Nóbrega e Piaçaguera-Guarujá.
A lombada é um sensor que vai detectar a velocidade do veículo e fazer um registro fotográfico dos que ultrapassarem a velocidade máxima permitida naquele trecho.
A primeira lombada eletrônica entrou em funcionamento nesta semana no km 47,3 da pista sul (via de descida) da rodovia Anchieta, em Cubatão (62 km a sudeste de São Paulo). Nesse local, a velocidade máxima permitida é de 40 km/h.
O presidente da Dersa, Fernando Carrazedo, 45, disse que as cinco rodovias terão 40 pontos para a instalação dos radares, que são móveis.
"Teremos 18 radares, que podem ser colocados em 40 pontos diferentes das rodovias, conforme a necessidade", afirmou.
Campanha educativa
Segundo Carrazedo, a Dersa inicia na próxima semana uma campanha educativa para alertar os motoristas sobre os radares.
Além da distribuição de folhetos nos pedágios, a Dersa vai enviar uma carta com o registro da infração detectada pelos radares para a casa do motorista.
Na carta, haverá uma mensagem sobre o respeito à velocidade máxima permitida -varia de 40 km/h a 100 km/h. A campanha educativa dura até 31 de outubro.
Carrazedo afirmou que a multa por excesso de velocidade registrada pelos radares será cobrada a partir de 1º de novembro. O valor será de R$ 70,77. A Polícia Rodoviária Estadual continuará fiscalizando as rodovias.
"Até o fim de outubro, o motorista que passar pelo radar em excesso de velocidade não será multado. Mas, se o policial rodoviário o pegar em alta velocidade, ele será multado normalmente", disse.
Segundo Carrazedo, o objetivo dos radares não é multar os infratores. "A idéia é fazer o motorista respeitar a sinalização", afirmou.
Lombada
As lombadas registram a velocidade automaticamente. São radares colocados em dois totens -espécie de postes- nos dois lados da pista, que registram a velocidade do veículo num painel digital.
Atravessando a pista de um lado para outro, há duas faixas magnéticas paralelas, distantes três metros uma da outra. Elas são ligadas aos radares.
Segundo a assessoria de comunicação da Dersa, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) deverá aferir a eficácia do equipamento até o final de setembro.

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