São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dom Paulo, 75

JUCA KFOURI

Paulo Evaristo, cardeal Arns, completa 75 anos de vida hoje, 25 de arcebispado em São Paulo. O muito que todos os indefesos devem a ele está registrado na história do Brasil.
Alvinegro dos melhores, dom Paulo escreveu em 7 de outubro de 1977 uma atualíssima Pastoral ao Povo Corintiano.
Escolhi alguns trechos que transcrevo para homenageá-lo neste dia em que fala mais alto o orgulho de tê-lo como um verdadeiro pastor.
"Corinthians, para nós, é o símbolo da esperança.(...)
O Corinthians é mesmo o símbolo do povo que não chega lá. Do povo que sofre todas as decepções, desde as mais legítimas, como também as de seus sonhos. Mas é um povo que aguenta. Que é humilde. Povo que se abate, mas que, ao mesmo tempo, sabe que precisa recomeçar. E recomeça mesmo! Está presente em todas as próximas lutas. Recomeça.(...)
É isto o espelho do povo? Ou a sua realidade mesma? Ou, ainda, alienação desta realidade, para refugiar-se em alguma coisa que se passa no campo, mas que tem interferências incalculadas? Minha pergunta mais séria é esta: quando é que o Corinthians vai vencer mesmo?(...)
A impressão que tenho é que o Corinthians irá vencer no dia em que todos os filhos do povinho, do nosso querido povo, tiverem campos de esporte para boas "peladas". Então, não precisarão mais falar dos outros craques, mas falarão entre si, na agilidade das pernas, na malícia dos passes e também na camaradagem, tão importante para as crianças.
O Corinthians terá vencido quando vencer nos campos das escolas que possibilitarão aos jovens saberem o necessário para a existência, podendo tomar a vida na mão.
Quando o povo souber o que fazer com tantos talentos, grandes talentos, brotados como que das fontes, em terras regadas por chuvas. Quando o Corinthians vencer nos campos da saúde e puder aguentar a vida desde os primeiros dias de nascimento.(...)
O Corinthians vai vencer quando os transportes forem mais humanos, e a comunicação, real.
Tenho certeza que a vitória do Corinthians deve levar a vitórias essenciais na vida. E vai levar a tanto. Acreditamos, sempre de novo, nesta era que está para chegar em favor do povo, com a participação do povo e criada pelo mesmo povo."
Parabéns, dom Paulo.

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Corinthians tenta manter aproveitamento de 55%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.