São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
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Anúncio de uísque quebra tradição de 60 anos

DE WASHINGTON

Em junho passado, uma tradição de 60 anos foi quebrada nos EUA quando um anúncio do uísque Crown Royal, da indústria Seagram, apareceu em emissora de TV na cidade de Corpus Christi, Texas, sul do país.
Em 1936, as empresas produtoras de bebidas alcoólicas fizeram um acordo com o governo pelo qual se absteriam voluntariamente de anunciar seus produtos em rádio. Em 1948, o acordo se estendeu à televisão.
A decisão da Seagram foi condenada por colegas e pela maioria do público. O deputado Joseph Kennedy (sobrinho do presidente) propôs lei para proibir esse tipo de publicidade, com grandes chances de aprovação.
Restrição à cerveja
A indústria de bebidas e as emissoras de TV temem que a lei venha a acabar com os anúncios do único produto alcoólico que aparece na televisão, a cerveja.
No ano passado, a publicidade de cerveja representou U$ 548 milhões de receita para as emissoras.
O motivo principal para a ousadia da Seagram foi o fato de que o consumo de bebidas alcoólicas está em queda nos EUA.
Em 1987, cada família gastava cerca de U$ 377 por ano em álcool. No ano passado, foram U$ 250.
A diminuição é mais sentida entre as bebidas destiladas (mais fortes que as fermentadas como vinho e cerveja): em 1979, o país consumiu 200 milhões de caixas de destilados; em 1995, 140 milhões.
Mas o efeito obtido pela Seagram pode ter sido o oposto ao que pretendia. O público reagiu mal e aumentaram as pressões para tornar mais difícil o consumo de álcool no país.
Mesmo os que defendem a volta da Lei Seca (que vigorou no país entre 1920 e 1933) se sentiram fortalecidos.
Consumo de vinho
O único tipo de bebida que tem registrado impulso de vendas nos últimos anos é o vinho, que se beneficia da divulgação de pesquisas médicas segundo as quais o seu consumo moderado (um a dois copos por dia) ajuda a prevenir problemas cardíacos.

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