São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baixar taxas reduz riscos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pessoas que já enfrentaram um infarto e que têm colesterol normal podem reduzir em 24% o risco de ter um novo infarto ou de morrer por alguma doença cardíaca se baixarem ainda mais o nível do seu colesterol.
Esse é um dos resultados mais impactantes de um grande estudo, divulgado no primeiro semestre de 96, conhecido como Care (colesterol e eventos recorrentes).
O Care acompanhou 4.159 pessoas em 80 centros médicos dos EUA e do Canadá durante cinco anos.
As mulheres eram 14% das pacientes recrutadas para o estudo. Entre elas, o benefício obtido com a queda do colesterol foi ainda maior: redução de 46% no risco de ter um novo infarto.
Metade dos pacientes do estudo receberam placebo -medicação sem efeito- e a outra metade recebeu pravastatina (uma droga do grupo das estatinas) que reduz a taxa de colesterol no sangue.
A Care também mostrou que a redução do colesterol diminuiu em 22% a necessidade de angioplastias (passagem de cateter para desobstruir artérias) e em 26% a necessidade de cirurgias para colocação de pontes de safena.
Os pacientes estudados tinham outros fatores de risco para doenças cardíacas -42% tinham hipertensão arterial, 21% eram fumantes e 14% eram diabéticos.
Mesmo com outros fatores de risco, a redução do colesterol diminuiu a incidência de novos problemas nas coronárias.
(JB)

Texto Anterior: Laboratórios fazem exame
Próximo Texto: Droga contra herpes é testada nos EUA; Bactéria do intestino ajuda a maturar célula; Médico alerta para o perigo do amendoim; Droga contra malária pode causar distúrbio; Enfermeira estuda a linguagem da dor; Água tratada evita doenças infecciosas; Senac lança livro sobre Farmacologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.