São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liga é o quarto partido italiano

RAUL MOREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE MILÃO

Apesar do estardalhaço de hoje em torno da criação da Padânia, a Liga Norte é apenas o quarto partido em representatividade na Itália.
Sua força está na Região (Estado) da Lombardia, onde conseguiu nas eleições de abril 30% dos votos.
No restante do norte italiano, a Liga obteve uma média de quase 20%. Nas demais áreas da Itália, além de não conquistar votos, o partido é desprezado.
Atualmente, entre deputados e senadores, a Liga tem 83 representantes no Parlamento -equivalente a 8% do total. A Liga Norte está sozinha na luta para separar a Itália. O PDS (ex-comunistas), o maior partido italiano, defende a unidade do país.
Criada no final dos anos 80, a Liga Norte já viveu dias melhores. Em 1994, tinha 180 parlamentares, cinco ministros e a presidência da Câmara dos Deputados.
O dinheiro da campanha de independência viria dos parlamentares da Liga e de industriais nortistas que não querem ser identificados, diz o partido. O governo diz que os gastos para o ato de hoje podem chegar a R$ 6 milhões.
(RM)

Texto Anterior: Norte da Itália declara independência hoje
Próximo Texto: Saiba quem é Umberto Bossi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.