São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela aposta em atores novatos

DANIEL CASTRO
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Com apenas 17 anos, a modelo e atriz Taís Araújo foi escolhida para ser Xica da Silva na novela. Ela contracena com a experiente Zezé Motta, que interpretou Xica no cinema e agora faz o papel de Maria da Silva, mãe da personagem principal.
Taís não será a única novata no elenco central. O cantor Eduardo Dusek e a modelo Adriane Galisteu estão estreando em novelas, ao lado de dezenas de atores inexperientes -são 53 no total, computados os "calejados" Carlos Alberto e Miriam Pires e quatro profissionais portugueses.
Taís trabalhou em "Tocaia Grande", assim como boa parte do elenco da nova novela. Para virar Xica da Silva, Taís teve de cortar seus longos cabelos, que batiam na cintura.
Ela foi escolhida, segundo Avancini, por causa de seu temperamento. Taís não participou dos testes, dos quais foram desclassificadas Valéria Valenssa e a cantora Simone Moreno.
"Eu imaginava a Xica com um pouco mais de idade, com 23 ou 24 anos. Mas não encontrei nos testes o temperamento adequado. A sensualidade foi fácil achar. Tive de fazer uma reavaliação do comportamento da Xica para utilizar a Taís, que tem o temperamento mais aproximado. É uma Xica mais jovem, mais moleca, mais solta", diz Avancini.
Mãe de miss
Taís -que é filha de mulata com "brancão sarará" e já sofreu discriminação racial- afirma que foi "um presente de Deus" ser escolhida para interpretar Xica. "É uma responsabilidade enorme", diz ela, que ganha cerca de R$ 7.000 por mês (a maior faixa salarial da novela).
A atriz revela que tem encontrado dificuldades. Em uma cena -quando o verdadeiro pai de Xica (o contratador Felisberto, que é substituído pela Coroa por João Fernandes) lhe nega a paternidade- Taís chorou, quando "deveria manter a pose".
Por ser menor de idade, Taís nega que tenha feito cenas de nudez, embora isso tenha ocorrido (leia texto na página 5). Ela se diz virgem, mas afirma estar preparada para fazer cenas eróticas, "quando for necessário".
Nas gravações, Taís sempre é acompanhada de sua mãe, a professora da rede pública do Rio de Janeiro Mercedes Araújo, 46.
"Ela não é como mãe de miss, não é pentelha. Minha mãe me acompanha desde pequena. Isso me dá segurança", afirma Taís.
Sua mãe diz que a acompanha seguindo uma exigência do marido, o economista Ademir Araújo, 51. "Ele falou que ela poderia ser a Xica, mas com a mãe sempre ao lado."
Taís, assim como Zezé Motta, evita fazer comparações entre as Xicas do cinema e a da novela. Ambas dizem que as personagens são muito diferentes.
Mocinho
O ator Victor Wagner, 37, diz estar realizando "um sonho de 17 anos de batalha". Ele estreou em "Tocaia Grande" e, em "Xica da Silva", vive o principal personagem masculino da trama, o contratador João Fernandes.
Wagner, ex-fisioterapeuta, se considera um "ator em desenvolvimento".

Texto Anterior: Erotismo e violência
Próximo Texto: Misterioso, autor escreve livros esotéricos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.