São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BMW adia decisão sobre fábrica no país

Para montadora, Brasil é 'mercado para o futuro"

DANIELA PINHEIRO
ENVIADA ESPECIAL A MUNIQUE

O Brasil está fora dos planos de expansão da montadora alemã BMW pelo menos a curto prazo.
Ao contrário do que esperava o setor automotivo, a BMW não tem planos de construir uma fábrica no Brasil até o final do próximo ano, afirma o porta-voz da empresa, Herrn Hubner.
A BMW quer esperar um maior desenvolvimento econômico da América do Sul antes de decidir sua instalação definitiva no país.
Em entrevista à Folha na sede da BMW, em Munique, Hubner afirmou que o Brasil "é um mercado para o futuro" e que, por esse motivo, a montadora não tem pressa em começar a produzir automóveis com mão-de-obra nacional.
É certo que, no caso de a empresa se estabelecer na América do Sul, o mercado escolhido será o brasileiro, completa Hubner.
Estudo de mercado
Com o anúncio do adiamento, a BMW dá sinais de que precisa de maior segurança sobre o poder de compra dos brasileiros. "Afinal não é fácil vender um BMW no Brasil", diz Hubner. No ano passado, um grupo de técnicos da montadora esteve no Brasil para observar o mercado. "Foi uma visita de estudo. A decisão também depende do governo brasileiro."
Na avaliação da BMW, o Brasil tem uma altíssima capacidade de mercado. O porta-voz afirma que a decisão não é, no entanto, simples."Precisamos pensar em tudo. Desde os equipamentos que teríamos de comprar até o trabalho de funcionários."
O montante dos negócios da empresa no país cresce de maneira contínua. Até o final de 98, a filial brasileira espera estar exportando US$ 100 milhões.
No mês passado, o presidente da BMW do Brasil, Michael Turwitt, reafirmou a intenção de abrir uma fábrica no país. Ele ressaltou, no entanto, a necessidade de uma política automotiva estável.
O regime automotivo brasileiro foi implantado em junho de 95 para atrair investimentos ao setor, em competição com a Argentina.

A jornalista Daniela Pinheiro viajou a convite do Departamento de Imprensa e Informação da Alemanha.

Texto Anterior: O presidente e o cardeal
Próximo Texto: Arena do Marketing; Pepsi-Cola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.