São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Heróis marcam encontro em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Heróis de gibis e desenhos animados vão se hospedar numa floresta armada no Sesc-Pompéia a partir do próximo sábado. É o 2º Festival Internacional HQ Mix, uma grande feira de personagens de histórias em quadrinhos.
O HQ Mix surgiu há oito anos, como um prêmio anual para os melhores trabalhos em quadrinhos no Brasil. Desde o ano passado, passou a ser internacional. Agora, dá nome a um evento que reúne também o pessoal que lança produtos com a imagem dos personagens.
Até o dia 6 de outubro, empresas nacionais e estrangeiras que editam quadrinhos e/ou licenciam personagens de HQ em vários produtos estarão mostrando seus principais nomes e os lançamentos dos próximos meses.
Atores fantasiados, bonecos e efeitos especiais vão dividir espaço com uma floresta tropical futurista. É a exposição "Amazônia Ano 3000", com trabalhos de 50 desenhistas brasileiros.
Jal e Gualberto Costa, batalhadores dos quadrinhos no Brasil e criadores do HQ Mix, convidaram artistas como Angeli, Luis Gê, Luiz Gustavo e Laerte, entre outros, para que desenhassem a situação da Amazônia daqui a mil anos.
O cenário da exposição tem vitórias-régias petrificadas, peixes voadores com três olhos, cascatas coloridas e índios-robôs. Essa floresta "Blade Runner" é desmontável e deve acompanhar a exposição em viagens aos EUA, Japão e países da Europa.
O evento vai exibir trailers e filmes inéditos, entre eles o novo dos Power Rangers. Os maiores destaques, no entanto, estão nas séries de TV e nos gibis.
Um deles é o fenômeno australiano "Bananas de Pijamas", programa de TV no qual os personagens são bananas com caras, braços e pernas, sempre vestidos com pijamas. É sucesso estrondoso entre crianças e teens e vai passar no Brasil em 1997.
Outra pré-estréia da pesada é o desenho "WildC.A.T.S", baseado nos personagens de quadrinhos criados por Jim Lee. Entre os heróis do grupo está a loira platinada Zealot, que foi eleita a favorita numa pesquisa do Folhateen há duas semanas, na qual estudantes avaliavam a beleza das heroínas da nova geração dos gibis.
Os organizadores prometem trazer atores norte-americanos para personificar Zealot e seus colegas do WildC.A.T.S. na abertura do festival, no sábado.
Quem também vai aparecer em carne e osso é o Homem-Aranha. A Marvel, maior editora de quadrinhos do mundo, tem contrato exclusivo com um ator especializado no personagem.
Entre heróis nacionais e importados, o festival deve ter mais de uma centena de fantasiados.
Além da selva futurista e dos heróis, há outras atrações prometidas. Um videowall vai exibir os desenhos da Cartoon Network. E os personagens desse canal de TV por assinatura estarão em um gigantesco inflável que vai pairar sobre os visitantes do festival.
A garotada vai delirar com a HQ interativa do Senninha. Num cenário especialmente preparado para o evento, os fãs poderão entrar dentro dos quadrinhos e contracenar com o personagem inspirado em Ayrton Senna.
Para recepcionar as pessoas no Sesc Pompéia, a Warner trouxe seu tradicional mestre-de-cerimônias: um Pernalonga de nove metros estará inflado na porta.
Entre os lançamentos de quadrinhos, a Abril Jovem aproveita o evento para divulgar sua nova linha de revistas com os personagens da DC Comics, rival da Marvel nos EUA. Depois da série intitulada "Hora Zero", que serviu para ajustar todas as cronologias dos heróis da DC, a Abril Jovem solta cinco novos títulos com Batman, Super-Homem & cia.
Para os jornalistas especializados, o evento traz também a oportunidade de encontrar o ator norte-americano George Takei, conhecido por interpretar o sr. Sulu na série clássica "Jornada nas Estrelas" (Star Trek).
Takei vem ao Brasil participar de convenção de fãs do seriado no dia 28, no Anhembi. É a primeira que um ator da série clássica vem ao país. Dois dias antes da convenção, Takei visita o HQ Mix e fala com a imprensa.

Evento: 2º Festival Internacional HQ Mix
Local: Sesc Pompéia (rua Clélia, 93, Pompéia, tel. 871-7700)
Data: de 21 de setembro a 6 de outubro
Horário: de terça a sexta, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 20h Ingresso: grátis

Texto Anterior: Raimundos deram sorte já na 1ª demo
Próximo Texto: Zineiros vão se reunir no subterrâneo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.