São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manual de cravos e espinhas

1. Chocolate dá espinha?
Não. Os estudos científicos mostram que não existe relação entre chocolate e acne. Em uma das pesquisas, dois grupos de adolescentes foram avaliados, um que comia chocolate e outro que não. A incidência de espinhas foi a mesma nos dois grupos.

2. Cravo vira espinha?
Quando ele é cutucado, pode inflamar e virar uma espinha. Por isso, os médicos insistem em que não se deve espremer a pele.

3. Hipoglós, pomada Minâncora e pasta de dente secam espinhas?
O Hipoglós é uma pomada cicatrizante, mas não é indicado para tratar espinhas por ser muito oleoso. A Minâncora foi muito usada antigamente por ser uma pomada secante. Hoje em dia existem remédios mais eficientes. Já a pasta de dente, ela foi feita para usar na boca, não na pele. Pode, no máximo, dar uma sensação refrescante no rosto, mas secar espinha que é bom, jamais.

4. Merthiolate é bom para espinha?
O Merthiloate é um anti-séptico. Pode ser usado em uma espinha que estourou para manter o local desinfetado. Como remédio contra acne, não surte efeito.

5. A acne só é causada por problemas hormonais?
Essa é a principal hipótese. Já está comprovado que a acne está ligada à ação do hormônio masculino na pele. Por isso, o dermatologista costuma indicar um exame de sangue que investiga a dosagem hormonal no organismo. Se a taxa de hormônio masculino estiver muito alta, é preciso procurar a razão do problema. O mais frequente é alguma alteração nos ovários, um dos produtores de hormônio da mulher. Mas não é só isso. O uso de produtos oleosos (como cosméticos e bronzeadores), cortizona e medicamentos que contenham iodo, complexo B ou levedura de cerveja também podem causar espinhas. Estados de tensão emocional também podem agravar a acne.

6. Se os pais tiverem espinhas, os filhos terão?
É provável que sim. A acne está ligada a uma tendência familiar.

7. As meninas têm espinhas em toda menstruação?
Devido às alterações hormonais, é comum aparecerem espinhas no período pré-menstrual. Quem já tem costuma piorar, quem não tem pode ter uma ou outra.

8. O que fazer com a espinha inflamada?
Não mexa, não aperte, não cutuque. Isso só piora o problema. Você pode fazer uma compressa com água boricada morna, ou usar um creme secante à base de eritromicina, por exemplo.

9. Franja piora a acne?
Pode piorar. Normalmente, quem tem espinha também tem o cabelo oleoso. O contato direto da pele com o cabelo vai favorecer o aparecimento de acnes. É melhor tirar o cabelo do rosto, evitando deixar a pele abafada.

10. Pode espremer uma espinha quando ela estiver madura?
Não. Espinha não é fruta para ficar madura. Se você apertar, independentemente do estágio em que ela estiver, só vai piorar e você pode até ganhar uma cicatriz.
11. Tomar sol ajuda a secar espinhas?
O sol seca as espinhas, mas depois agrava o problema. O bronzeamento engrossa a pele, o que contribui para a obstrução dos poros e, por fim, vêm mais cravos e espinhas.

12. Quem tem espinhas pode usar hidratante?
Não. Na adolescência não é preciso usar nenhum tipo de hidratante. Se a pele ficar ressecada pelo sol, o melhor é usar um hidratante em gel, mas nunca na região onde você está com espinhas.

13. Quem está com espinhas pode usar abrasivos?
Não. Abrasivos são indicados para tratar de cravos, ajudando-os a sair naturalmente. Nas espinhas, o mais indicado é usar um produto secante ou um antibiótico específico para uso local.

14. Como se deve limpar a pele?
O ideal é lavar o rosto com acne duas vezes ao dia e usar sabonete à base de peróxido de benzoila.

Informações dadas por Otávio Macedo, dermatologista e membro da Sociedade Americana de Medicina e Cirurgia a Laser

Texto Anterior: Como tirar espinha sem cutucar
Próximo Texto: Remédio resolve, mas também tem seus riscos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.