São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
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São Paulo ganha semáforos inteligentes

DA REPORTAGEM LOCAL

Os semáforos inteligentes começam a funcionar hoje em 30 cruzamentos de São Paulo, nas avenidas Rudge, Norma Gianotti, Rio Branco e Consolação.
O sistema, que será colocado em operação às 10h pelo prefeito Paulo Maluf, regula a duração das fases do semáforo de acordo com o volume de carros.
"Sem construir nenhuma avenida, túnel ou viaduto, o trânsito de São Paulo deve melhorar em torno de 20%", afirmou Maluf.
Segundo a Secretaria Municipal dos Transportes, o tempo de espera nos cruzamentos será reduzido em até 15%.
Os semáforos inteligentes são diferentes dos coordenados por computador, que hoje funcionam em 400 cruzamentos da cidade de São Paulo.
Implantados em 1982, os coordenados por computador são programados previamente de acordo com a expectativa de tráfego para determinado horário.
Os novos possuem um sensor que, em tempo real, conta o número de veículos que está passando pelo cruzamento. Com isso, eles conseguem se programar automaticamente, segundo as variações do tráfego.
Câmeras
Até o final do ano, a prefeitura pretende instalar os semáforos inteligentes em 1.514 cruzamentos, o que representaria 40% dos semáforos existentes em São Paulo, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes.
O projeto, que prevê também a implantação de 163 câmeras de TV para o monitoramento do trânsito, está orçado em US$ 94,6 milhões. Hoje serão colocadas em funcionamento 14 câmeras.
As câmeras não funcionarão como semáforos-fotógrafos, que flagram quem desrespeita o sinal vermelho.
A finalidade das câmeras é monitorar o trânsito. Quando ocorrer um acidente, por exemplo, o resgate será acionado imediatamente.
Controle
O controle dos semáforos será feito em cinco Centrais de Tráfego em Área (CTA). O primeiro em funcionamento fica na rua Bela Cintra, 385.
As centrais têm um centro de processamento de dados, uma central de câmera de TV e painéis de monitoramento de trânsito.
Os computadores são alimentados com informações enviadas de detectores, colocados junto aos semáforos, que chegam por fibra ótica.

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