São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
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Os emergentes

MELCHIADES FILHO

Pelo sexto ano consecutivo, Michael Jordan encabeça o "hit parade" dos atletas mais patrocinados do planeta.
Estudo da Sports Marketing Letter estima que o astro do Chicago Bulls vai receber em 1996 quase US$ 38 milhões em contratos publicitários.
São US$ 3 milhões a mais do que ele faturou no ano passado e mais de duas vezes o que o atacante Ronaldinho vai ganhar em oito anos de acordo com o Barcelona no futebol.
A SML é uma publicação de Connecticut (Leste dos EUA). Serve de guia para o mercado publicitário norte-americano.
Além de consagrar Jordan, tetracampeão da NBA e considerado o melhor jogador de todos os tempos, as conclusões do relatório-96 reconhecem a força emergente do basquete.
Dentre os "dez rostos mais vendidos" de todos os esportes, quatro atuam na NBA.
Shaquille O'Neal, o pivozão recém-contratado pelo Los Angeles Lakers, é o vice na lista. Deve amealhar US$ 23 milhões em patrocínios neste ano.
O novato Grant Hill, com apenas duas temporadas na liga profissional, surpreende em sexto (US$ 14 milhões).
Em décimo está Hakeem Olajuwon, nigeriano naturalizado americano (US$ 5 milhões).
"O basquete é o esporte do momento em todo o mundo. Reúne os rostos mais conhecidos e confiáveis e, principalmente, fascina crianças e adolescentes", opinou Brian Murphy, editor da SML, ao anunciar as constatações.
O "top ten" é completado por outros seis homens -a primeira vez em que não há mulheres.
São os golfistas Arnold Palmer (terceiro, US$ 16 milhões) e Jack Nicklaus (quinto, US$ 14,5 mi), os astros do futebol americano Joe Montana (mesmo aposentado, em sétimo, com US$ 12 mi) e Deion Sanders (nono, US$ 6 mi), o tenista Andre Agassi (quarto, US$ 15,8 mi) e o jogador de hóquei sobre gelo Wayne Gretzky (oitavo, US$ 8,7 mi).

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