São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisas indicam queda de Clinton

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Pesquisa de intenção de voto divulgada ontem pela rede ABC de TV mostra que a diferença a favor do presidente Bill Clinton nas preferências dos eleitores para a eleição de novembro chegou ao menor índice em 40 dias: oito pontos percentuais.
Há uma semana, a mesma pesquisa mostrava 15 pontos percentuais de vantagem de Clinton sobre o candidato da oposição, Bob Dole. O terceiro candidato, Ross Perot, do Partido da Reforma, não teve seus índices alterados.
Mas outra pesquisa, da rede CNN, mostrou Clinton na frente ainda com dois dígitos de superioridade: 17 pontos percentuais.
As repercussões negativas da política dos EUA em relação ao Iraque podem ser uma das causas para a aparente progressão de Dole, que retomou o assunto ontem após 15 dias de silêncio.
Além de repetir a acusação de que Clinton reage com fraqueza às provocações de Saddam Hussein, Dole disse que o presidente pratica "má economia" ao disparar mísseis de cerca de US$ 1 milhão contra radares de US$ 60 mil, que são reconstruídos em três dias.
Dole também voltou a atacar o presidente ontem pelo aumento do consumo de drogas entre jovens, registrado nos últimos três anos, e por ter "aberto de novo as comportas do crime" no país.
Mas na área da segurança pública, o dia ontem favoreceu Clinton: ele se tornou o primeiro candidato presidencial do Partido Democrata a receber apoio formal do maior sindicato de policiais dos EUA, que representa 270 mil soldados.
Clinton anunciou estatísticas para mostrar que a violência não aumentou em seu mandato e que a Justiça nunca processou tantos criminosos num período de quatro anos como entre 1992 e 1996.
Outro assunto que rende oportunidades para Dole criticar Clinton é a divulgação da ficha médica do presidente. Dole disse que o novo relatório apresentado por Clinton sexta passada é insuficiente.
Ma

Texto Anterior: UE ameaça Londres por fim de matança; Ex-presidente Botha é implicado em mortes; Livro diz que o papa ajudou queda da URSS
Próximo Texto: Menina de 4 meses entra em coma após batismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.