São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtor deve testar as sementes de soja

DA REPORTAGEM LOCAL

Os pesquisadores do CNPSo (Centro Nacional de Pesquisa da Soja) recomendam aos agricultores que adquiram sementes de soja fiscalizadas ou certificadas.
Segundo José de Barros França Neto, pesquisador do CNPSo, o produtor deve efetuar o teste de emergência na lavoura ou a análise de laboratório em amostras de cada lote de sementes comprado.
Além de precaver o agricultor contra produtos de qualidade inferior, as análises ajudam a calcular a quantidade ideal de sementes a ser usada por hectare e a regular melhor as semeadoras.
Para alcançar bons índices de germinação, as sementes devem ser armazenadas sobre estrados de madeira em galpões ventilados.
A temperatura não pode passar dos 25 graus Celsius e a umidade relativa, dos 70%.
O ambiente onde a semente é armazenada deve estar livre de fungos e roedores.
Os pesquisadores do CNPSO recomendam, ainda, que os sacos de sementes não sejam encostados nas paredes, nem estocados ao lado de adubo, calcário e agrotóxicos.
Como recurso alternativo para os produtores que não consigam manter boas condições de armazenagem, sugere-se que eles retirem as sementes do armazém do fornecedor às vésperas da semeadura.
Um cuidado especial deve ser tomado com o plantio do cultivar BR-36, da Embrapa, pois a semente é dirigida ao consumo humano.
Por isso, ele não deve ser misturado com outros cultivares.
Novidades
A Embrapa lançou 21 novos cultivares de soja para a safra 96/97.
Todas as novas sementes são resistentes à mancha olho-de-rã e à pústula bacteriana.
Elas também são resistentes ou moderadamente resistentes ao cancro da haste.
Os cultivares de soja da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) são semeados em 38% da área da oleaginosa no país.
Na safra 96, segundo o CNPSo, as sementes da empresa foram responsáveis por 8,8 milhões de t dos 23 milhões de t colhidos.

Texto Anterior: Crise deixa os agricultores endividados
Próximo Texto: Queda nos preços preocupa RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.