São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bafômetro vai vigiar jogadores ingleses

Jogador da seleção admite alcoolismo

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A FA (Football Association), entidade que controla o futebol na Inglaterra, vai intensificar o uso do bafômetro na atual temporada.
A medida foi anunciada ontem, após a revelação de que o zagueiro Tony Adams é alcoólatra. Adams, que joga no Arsenal e na seleção inglesa, admitiu o problema em entrevistas no fim-de-semana.
Antes, o uso do bafômetro era restrito a casos explícitos de embriaguez do atleta em campo. Em 95, apenas 3 dos 280 jogadores que passaram por exames antidoping após as partidas foram testados.
O bafômetro mede a quantidade de álcool no organismo humano a partir do hálito da pessoa. Ela expira em um tubo, que alimenta um aparelho capaz de fazer a medição.
É considerado alcoolizado, no Reino Unido, quem tem mais de 35 microgramas de álcool por 100 mililitros de "bafo". O limite é igual ao usado pela polícia rodoviária com motoristas.
A FA disse à Folha, por meio de sua assessoria, que a medida não significa a admissão da fama de beberrões dos jogadores ingleses.
A seleção que ganhou a Copa de 66 era alvo de piadas. Chargistas da época a pintavam como um bando movido a uísque e cerveja.
Segundo Steven Double, assessor da FA, serão feitos 500 testes na atual temporada. Dois campeonatos vão ser focados: o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra.
Segundo Gordon Taylor, da Associação dos Jogadores Profissionais, "está na hora de acabar com a imagem e o comportamento de popstar assumidos por alguns de nossos jogadores".
O orçamento total do programa de prevenção ao uso de drogas e álcool da FA é de US$ 225 mil.
O álcool é considerado pela FA uma "substância restrita", enquanto drogas como a cocaína são "substâncias proibidas".
A diferença se traduz nas penas a jogadores e clubes, variando entre advertências (para quem bebeu) e multas (para quem usou cocaína).
O bafômetro valerá para jogos oficiais e fim de treinos coletivos.

Texto Anterior: Superliga vai definir o técnico da seleção
Próximo Texto: Stewart sonha com Hill e anuncia patrocinador; Rio abre temporada 97 do atletismo mundial; França gasta US$ 20 mi em grama para Copa; Julio César é operado e não joga por um mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.