São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pará celebra Carlos Gomes com missa e abertura de 'Il Guarany'

ROGER MODKOVSKI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A celebração do centenário da morte do compositor Antônio Carlos Gomes (1836-1896) em Belém (PA) acabou promovendo uma "edição extraordinária" de "A Voz do Brasil" na cidade, às 22h15 de anteontem.
Na mesma hora em que o músico morreu há cem anos, os sinos de todas as igrejas da cidade soaram ao mesmo tempo.
Depois, as rádios locais executaram a abertura da ópera "Il Guarany", celebrizada por abrir aquele programa oficial de rádio.
A celebração começou com a execução da "Missa Nossa Senhora da Conceição" pela Orquestra e Coro do "Festival do Centenário - Cem Anos de Saudade".
A obra foi executada em forma de missa, celebrada na catedral da Sé pelo arcebispo de Belém, dom Vicente Zico. Ontem, voltaria à cena em sua versão de concerto, no teatro da Paz.
Império
A peça foi escrita por Gomes aos 23 anos. É anterior ao sucesso de óperas como "Joana de Flandres" e "A Noite do Castelo".
Foram essas duas obras que acabaram valendo ao compositor campineiro o patrocínio do imperador dom Pedro 2º para ir estudar ópera em Milão, na Itália.
Já a partir de 1860, Gomes conseguiu lugar de destaque no panorama da música lírica italiana.
Prova disso seria a bem-sucedida execução em 1870, no teatro Scalla, de Milão, de "Il Guarany", ópera baseada em romance de José de Alencar, com libreto do italiano Antonio Scalvini.
A realização do festival de Belém se justifica pelo fato de que Carlos Gomes morreu na cidade.
Sem mais oportunidades de trabalho na Europa, sem chances no Brasil, graças à Proclamação da República, e em má situação financeira, foi convidado a dirigir um conservatório na cidade em maio de 1896.
O compositor morreu quatro meses depois, em consequência de um tumor na língua, sem conseguir levar adiante o projeto de modernizar o conservatório.

O jornalista Roger Modkovski viajou a convite da Secretaria de Cultura do Pará.

Texto Anterior: Bloco tem site oficial
Próximo Texto: Sesc gaúcho lança CD com canções de Lupicínio Rodrigues
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.