São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritor mirim lança "O Peixe Dourado", seu segundo livro

Ícaro Silva, 9, tem mais 38 trabalhos inéditos

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Ele tem apenas 9 anos, adora desenho animado, é fã do Cebolinha (personagem de histórias em quadrinho) e já está publicando o seu segundo livro.
No próximo sábado, 21, o estudante Ícaro Silva abre uma nova página em sua vida com o lançamento do livro "O Peixe Dourado", do qual é autor e ilustrador.
A obra de 24 páginas, publicada pela editora Maltese, terá tiragem inicial de 5.000 exemplares, um "verdadeiro best seller" segundo o autor, que ainda está indeciso sobre qual profissão seguir.
"Quero ser escritor, médico, astronauta, veterinário e engenheiro", diz Ícaro.
Filho de funcionários públicos, ele mora com os pais em um conjunto habitacional, na periferia de Diadema (15 km ao Sul de São Paulo). Driblando as dificuldades enfrentadas pela família, Ícaro investe em seu talento.
Enquanto os amigos passam as tardes jogando bola, ele prefere escrever, desenhar e ler -aliás, seu passatempo favorito. "Tenho 48 livros do Monteiro Lobato", se gaba o pequeno literato.
Talento
Sua mãe, Josefa Maria do Espírito Santo, 36, demorou para descobrir seu talento.
"O Ícaro começou a escrever ainda no pré-primário, aos seis anos, mas eu não lia os livrinhos dele. Só depois de muita insistência é que eu peguei para ver e gostei muito", conta.
O primeiro livro, "Três Histórias de Ícaro Silva", foi lançado em outubro de 95 pela João Scortecci Editora, com uma tímida tiragem de 500 exemplares.
Na época, Ícaro afirmou à Folha que fez o livro "em homenagem aos pintores franceses".
Superdotado? "Não sei, pois nunca fiz os testes. Mas ele é realmente muito inteligente para a idade dele", diz a mãe coruja.
Incentivo
A coordenadora editorial da Maltese, Vera Lúcia Miranda Ruas, 27, afirma que a elevada tiragem é um estímulo ao jovem escritor. "Ficamos todos comovidos com o Ícaro e queremos incentivá-lo a continuar escrevendo. Ele é um exemplo a ser seguido", disse.
Hoje, Ícaro já tem 40 livros escritos, 38 ainda inéditos, e muitas histórias para contar. "Quero fazer mais de 1.000 livros na minha vida", diz.
"O Peixe Dourado" conta as aventuras vividas no fundo do mar por três amigos: um peixe dourado, uma peixinha e um polvo.
O lançamento do livro (R$ 5,00) será às 19h, na Biblioteca Municipal de Diadema, à rua Graciosa, 300.

Texto Anterior: Acrobacias de Colker conquistam Lyon
Próximo Texto: PSTU desapropria a camélia Chanel da Hebe!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.