São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Diário de um Mago' vira game em CD-Rom

JAIR RATTNER
DE LISBOA

"Diário de um Mago", de Paulo Coelho, vai virar um jogo interativo em CD-Rom. "A primeira demonstração mundial será na Feira de Frankfurt, dentro de três semanas", contou em Lisboa o escritor.
"O jogo começa em Toulouse, na França, na época cátera. A cidade era o bastião dos albigenses", conta o escritor.
Segundo Coelho, o jogo está sendo desenvolvido na Eslovênia, França, EUA e Japão, e as comunicações entre os vários países são feitas pela Internet.
"De vez em quando eu baixo uma das telas", conta Coelho, que recebeu US$ 1 milhão pelos direitos de adaptação.
Coelho foi convidado para representar um papel no filme "O Alquimista", baseado em seu livro, que será dirigido por Claude Lelouch. "Vou ser um livreiro que vende um exemplar do livro à atriz principal", disse.
A filmagem deverá começar antes de novembro. "A Warner perde os direitos se não começar a rodar até novembro, e o contrato prevê para isso uma indenização de US$ 1 milhão."
Lançamento português
Coelho está em Lisboa para o lançamento de "O Monte Cinco". A primeira edição, prevista para dez mil exemplares, já está esgotada antes de chegar às livrarias.
"Estamos imprimindo mais dez mil exemplares apenas para atender os pedidos das livrarias", conta Mário de Moura, diretor da Pergaminho, editora portuguesa.
Ao contrário do que acontece no Brasil -onde o autor não permite revisão dos livros-, em Portugal os livros de Coelho são corrigidos pelo editor. "Meus livros são traduzidos", afirma Coelho.
Além de passar o texto para a ortografia portuguesa, Moura procura evitar que os leitores portugueses estranhem o livro.
Como exemplo, indica as formas de tratamento pessoal: "No Brasil o tratamento é mais íntimo, tratam todos por tu ou você. Em Portugal, na primeira fase há mais formalismo, tratam-se por senhor e senhora, e só quando surge o relacionamento afetivo começam tratar-se por tu".
"O Monte Cinco", que já está sendo vendido no Brasil e em Portugal, só será lançado em outras línguas em 98.
Paulo Coelho prevê realizar um lançamento internacional a partir do Líbano, onde acontece a história. "Estou indo para Paris para discutir o lançamento com o Federico Mayor, da Unesco", conta.
Antes do lançamento internacional, será possível para os leitores de língua inglesa terem acesso a um exemplar do livro pela Internet. Em novembro, estará disponível para download na home page de Coelho na rede (http:www.online.com.br/paulocoelho).

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Oasis anuncia a gravação do 3º álbum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.