São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projetos revelam tendências da Internet

GISELE RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A realidade virtual está chegando à Internet na forma de softwares especiais para ver e montar páginas em três dimensões.
Também é possível sintonizar uma rádio pela Internet e interferir até mesmo na programação musical de uma emissora conectada à rede (leia texto nesta página).
Projetos como esses estão sendo desenvolvidos pelo CTI (Centro Tecnológico para Informática), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e pela Rede Nacional de Pesquisa.
Eles revelam uma tendência da World Wide Web, a parte gráfica da rede: a de navegação no ciberespaço por meio de mundos virtuais.
Navegação sem óculos
O CTI tem uma espécie de convênio com os criadores do software "Virtual Home Space Builder", a Paragraph, para levar à rede a tecnologia da realidade virtual sem a utilização de sensores e outros dispositivos conectados ao micro.
Para interagir no ambiente virtual, o usuário não precisa de luvas, óculos e estímulos sonoros ou da fala.
Também está desenvolvendo trabalhos com a extensão "VRML" para a linguagem "HTML", um programa curto e de fácil utilização.
O software para desenvolver e visualizar ambientes virtuais está na rede em versão para testes. Com ele, o cibernauta tem ferramentas simples para construir uma página com imagens tridimensionais.

Texto Anterior: Como escolher memória
Próximo Texto: Movimentos são comandados pelo teclado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.