São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas fazem páginas em minutos

LUCIA REGGIANI; PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DA REPORTAGEM LOCAL E DO UNIVERSO ONLINE

Não requer prática nem habilidade. A máxima do camelô cai como uma luva tanto para o "Claris Home Page" como para o "Microsoft FrontPage".
Com apresentação semelhante à de editores de textos, os dois programas de construção de páginas para a Internet podem ser usados por um usuário que desconhece a linguagem "HTML" (Hypertext Markup Language).
Em contrapartida, o leigo não vai poder avançar muito na diagramação das páginas. Para fazer um texto acompanhar a lateral de uma imagem, por exemplo, é preciso conhecer a lógica do "HTML".
Instalação
A instalação dos dois programas é tranquila.
Na tela de edição, ambos apresentam botões para alinhamento, definição de estilo e cores dos textos e imagens.
Permitem personalizar e automatizar os estilos de textos frequentemente usados -a lista de estilos que acompanha os programas pode ser editada de acordo com a necessidade do usuário.
Os dois são capazes de dar transparência a imagens Gif, fundindo os fundos da imagem e da página.
Esse é um recurso bastante utilizado nas páginas da World Wide Web e que poucos programas gráficos apresentam.
Diferenças O "Claris Home Page" oferece na barra de ferramentas três botões para os modos de operação: um para a criação da página, outro para navegação como se fosse em um browser convencional e um terceiro que permite a edição do programa em "HTML".
Apesar do "modo browser", o programa não é capaz de exibir todos os recursos de edição criados por ele mesmo, necessitando o auxílio de um navegador de verdade.
O "FrontPage" sofre do mesmo problema. É o caso, por exemplo, de programas em "Java" (applets), que podem ser incluídos nas páginas criadas com o "FrontPage", mas vistos apenas em um navegador separado.
Por incrível que pareça, o "FrontPage" não consegue redimensionar imagens já colocadas na página. Para mudar fotos ou desenhos de tamanho, é preciso ter um programa gráfico.
Já no "Claris Home Page", basta mover os cantos da imagem para alterar as dimensões. Nesse caso, é possível provocar distorções.
Ambos estão em inglês, o que pode dificultar um pouco seu uso. Não há ainda previsão dos fabricantes para a tradução dos programas para o português.
O usuário de Macintosh não tem como escolher entre os dois. O "Claris" tem versão para Mac e "Win95", mas o "FrontPage" só funciona no sistema operacional da Microsoft.
(LR e PFSJ)

Texto Anterior: Rede permite até ouvir rádio
Próximo Texto: "Home Page" é mais intuitivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.